A campanha eleitoral para as eleições de 27 de Setembro está em marcha. Em causa, para os Açores e para o País, está a escolha do Governo da República.
O programa do PSD, encabeçado por Ferreira Leite, a dois meses das eleições, não foi sequer apresentado. Conhece-se apenas a intenção proclamada pela própria de “rasgar” todas as políticas do PS: as relativas ao investimento público, ao aumento do salário mínimo, ao apoio às empresas, ao Estatuto dos Açores ou até à Lei de Finanças Regionais porque diferencia os Açores de uma forma justa relativamente à Madeira.
Por outro lado, temos o projecto do PS, liderado por José Sócrates, que alicerça toda a sua força no combate à crise económica e na preparação do futuro do País no pós-crise, num conjunto anunciado de medidas em que se inclui a defesa dos meios e competências das Autonomias insulares.
O mais interessante, porém, neste acto eleitoral é o facto de os açorianos já conhecerem bem o passado dos candidatos a Primeiro-Ministro. Todos nos lembramos bem, quando Ferreira Leite cancelou a transferência de 20 milhões de euros para os Açores para tentar paralisar a reconstrução das casas afectadas pelo sismo de 1998. Todos nos lembramos bem, que foi ela que suspendeu a Lei de Finanças Regionais e congelou o recurso à dívida por achar que o primeiro sítio a “cortar”, em caso de crise, devem ser as Regiões Autónomas. E todos nos lembramos muito bem, como Ferreira Leite fez tudo para impedir que o nosso Estatuto Político-Admistrativo fosse bom para os Açores, tendo inclusive ordenado aos seus Deputados para pedirem ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da Lei.
José Sócrates, por seu lado, “comprou” a luta pela Autonomia Regional: fez e aprovou com coragem a lei que nos trouxe mais recursos financeiros, apoiou na União Europeia a vinda de mais fundos comunitários para os Açores e, contra a maioria da opinião publicada, política e institucional, arriscando custos eleitorais no Continente, acreditou que os Açores mereciam ter um Estatuto à altura da sua História e do seu futuro.