quinta-feira, agosto 27, 2009

Se não nos defendermos ela “rasga-nos”…

A campanha eleitoral para as eleições de 27 de Setembro está em marcha. Em causa, para os Açores e para o País, está a escolha do Governo da República.

O programa do PSD, encabeçado por Ferreira Leite, a dois meses das eleições, não foi sequer apresentado. Conhece-se apenas a intenção proclamada pela própria de “rasgar” todas as políticas do PS: as relativas ao investimento público, ao aumento do salário mínimo, ao apoio às empresas, ao Estatuto dos Açores ou até à Lei de Finanças Regionais porque diferencia os Açores de uma forma justa relativamente à Madeira.

Por outro lado, temos o projecto do PS, liderado por José Sócrates, que alicerça toda a sua força no combate à crise económica e na preparação do futuro do País no pós-crise, num conjunto anunciado de medidas em que se inclui a defesa dos meios e competências das Autonomias insulares.

O mais interessante, porém, neste acto eleitoral é o facto de os açorianos já conhecerem bem o passado dos candidatos a Primeiro-Ministro. Todos nos lembramos bem, quando Ferreira Leite cancelou a transferência de 20 milhões de euros para os Açores para tentar paralisar a reconstrução das casas afectadas pelo sismo de 1998. Todos nos lembramos bem, que foi ela que suspendeu a Lei de Finanças Regionais e congelou o recurso à dívida por achar que o primeiro sítio a “cortar”, em caso de crise, devem ser as Regiões Autónomas. E todos nos lembramos muito bem, como Ferreira Leite fez tudo para impedir que o nosso Estatuto Político-Admistrativo fosse bom para os Açores, tendo inclusive ordenado aos seus Deputados para pedirem ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da Lei.

José Sócrates, por seu lado, “comprou” a luta pela Autonomia Regional: fez e aprovou com coragem a lei que nos trouxe mais recursos financeiros, apoiou na União Europeia a vinda de mais fundos comunitários para os Açores e, contra a maioria da opinião publicada, política e institucional, arriscando custos eleitorais no Continente, acreditou que os Açores mereciam ter um Estatuto à altura da sua História e do seu futuro.

A escolha é fácil: basta apenas lembrar. Não é preciso inventar nada de novo.

4 comentários:

Edgardo disse...

José Sócrates... "contra a maioria da opinião publicada, política e institucional, arriscando custos eleitorais no Continente, (...)"

Afinal escolha não é assim tão fácil; é preciso não pensar!

José Velho disse...

Fez bem em lembrar quem são os ppd's neste País e nesta Região. Geralmente o povo tem memória curta. No entanto, um pouco mais de esclarecimento do Vosso partido junto das populações será urgente. O povo na sua maioria não está políticamente elucidado do que se passa à sua volta e a única coisa que fixam é que Socrates é ladrão ... e mais nada, acredite. E atrás de Socrates vem o PS Açores, que tem vindo a ser sistemáticamente prejudicado. É urgente uma tomada de posição do PS Açores, separando o trigo do joio. Como ? Não sei ... mas seria de muito bom gosto que Socrates não viesse aos Açores durante esta Campanha Eleitoral. Só irá prejudicar pessooas em quem acreditamos e que estão sendo arrastadas para a lama Nacional. Há que separar ainda mais o PS Açores do Nacional.
Um abraço de um velho Socialista.

Henrique disse...

Realmente, a demagogia da direita nacional, as palavras utilizadas pela oposição e a consequente regurgitação verborreica da comunicação social portuguesa, transformaram aos olhos de muitos José Sócrates numa personagem menos amada. Subitamente, ele é o culpado de tudo. Da gripe. Da crise internacional. Do choque pretrolífero. Dos professores não quererem ser avaliados.

No meio disto tudo, é mais fácil ser preguiçoso e acreditar nestes disparates, em vez de ser inteligente e compreender a manipulação da opinião pública pelas mensagens constantes que os desejosos de reaver o poder - isto é, PSD.

Leiam o Programa de Governo do PS para 2009-2013, e depois venham reclamar, se conseguirem. Vão ver que não o fazem sem passarem a sí próprios um atestado de ignorância.

Um abraço de um I N D E P E N D E N T E

José Velho disse...

Recebi a carta do Presidente do PS/A ... Sem Palavras ...