terça-feira, março 20, 2012

"Se não têm pão, comam brioches"

"Em vésperas de greve geral, o Governo anunciou ao País que vai dar borlas aos desempregados que queiram visitar museus, e descontos que nalguns casos chegam aos 50%, se pretenderem assistir a uma peça de teatro, ver um bailado ou assistir a uma ópera. O número de vagas para a malta sem emprego é determinado por cada organismo, e o sujeito em busca de ocupação terá de apresentar papel comprovativo da sua situação de indigência forçada. A nota da secretaria de Estado da Cultura não esclarece se a caridade se estende a horários mais procurados ou se limita às matinés e aos dias de semana.
A boa-nova, que deprimiu certamente ainda mais o espírito de quem se vê privado de trabalho, mas encheu de ânimo os falsificadores de papelada e apaixonados de esquemas, foi anunciada com a melhor das boas intenções: é preciso que a falta de pão não condicione o acesso aos brioches, mais coisa, menos coisa, foi esta a mensagem que passou, inspirada certamente em Marie Antoinette.
Os mais cépticos, imaginam que se trata de uma medida encapotada de recolha de fundos, já que infelizmente muitas destas instituições têm gigantescos buracos financeiros. O raciocínio seria qualquer coisa como "se pelo menos os desempregados lá forem pagar 50% do ingresso, sempre se vai capitalizando qualquer coisinha". E como o desemprego cresce a olhos vistos, é sem dúvida nenhuma um novo nicho de mercado.
Os outros indignaram-se, com a falta de sensibilidade e de gosto da medida. Dar ideias, por muito eruditas que sejam, de como os desempregados devem gastar o seu tempo livre, é pôr o dedo na ferida que mais dói. Teria sido mais motivador, e mais perto da verdade, apelar a que acorressem ao S. João a dar palmas a um actor em risco de perder o emprego, ou ao S. Carlos salvar a carreira de uma bailarina. Além de tudo foi falta de visão: se procuravam popularidade dessem descontos para o futebol ou convites para a Noite do Futrebol."


ISABEL STILWELL

1 comentário:

MILHAFRE disse...

Dignissimos Autores do Blogue:

Queiram registar o lançamento dum novo blogue açoriano vocacionado para a Defesa dos Açores e do Povo Açoriano:

http://azoresforever.blogspot.com

Cumprimentos,

Azores Forever