domingo, abril 22, 2012

Os Açorianos merecem mais!



É normal em democracia um partido político levar ao Parlamento, um determinado tema ou assunto da responsabilidade do Governo, para sabermos mais concretamente os resultados da condução de uma determinada política pública, bem como, das alternativas propostas pela oposição parlamentar para este mesmo tema.
É esse o papel que cabe a um Parlamento:
Ser o centro da fiscalização da atividade do Governo;
Ser o centro da representação das vontades e das necessidades das populações;
E ser o centro de debate de ideias e de diferentes pontos de vista.
Espero de qualquer partido com representação parlamentar, uma crítica feroz e construtiva à atuação do Governo como também espero, perceber, destes mesmo partidos, o que pensam e propõem sobre os assuntos que são levados à discussão.
Na passada semana, o PSD propôs uma interpelação ao Secretário Regional da Economia sobre turismo, onde fez exatamente o contrário que se espera do maior partido da oposição.
Tentou criar um triste espetáculo de ataque ao Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, que é também candidato a Presidente do Governo dos Açores pelo Partido Socialista, acusando-o de ser responsável pela queda dos números do turismo, pelo custo dos transportes aéreos e pelas dificuldades das empresas.
Estas acusações foram realizadas de forma gratuita e em alguns casos, de forma falsa, por um partido que não consegue lidar com o seu passado de falhanço na implementação do turismo na nossa terra.
Um partido, desorientado, que acusou o Governo, em 2009, de ter reduzido as verbas da promoção turística da Região e que hoje considera que o dinheiro gasto nesta mesma promoção é excessivo.
Um partido que acha anormal, que, quando o país está falido, cheio de medidas de austeridade, sem saber o seu destino próximo, que os continentais reduzam as suas férias, nomeadamente para os Açores.
Um partido que ignora propositadamente o trabalho feito pelo Governo em trazer turistas estrangeiros para os Açores, com taxas de crescimento que em certos meses ultrapassam os 80%, com o objectivo de compensar a quebra nos turistas nacionais. Felizmente este objetivo foi conseguido, as dormidas estabilizaram em -0,1%, atingindo os turistas estrangeiros, pela primeira vez, o nível histórico de mais de 50% das nossas dormidas no ano de 2011.
Um partido que até há pouco tempo não conhecia nos Açores, porque os ignorou durante vinte anos, conceitos como o turismo de experiência: whalewatching, mergulho com tubarões, mergulho subaquático, pedestrianismo, birdwhaching, o surf, a espeleologia, os vulcões, etc..
E um partido que as únicas propostas que apresentou para solucionar os problemas que atravessamos é a criação de mais um conselho consultivo para discutir turismo ou de um programa de apoio aos transportes aéreos copiado de uma proposta do Governo Regional.
Para o Partido Social Democrata, a aposta na tática política mais básica, foi o seu principal objetivo: enquanto o seu grupo parlamentar atacava o candidato do PS no Parlamento, Berta Cabral arranjava, à pressa, uma inauguração de um parque de campismo, enquanto presidente de câmara, para tentar demonstrar que no seu município tinha trabalho feito na área do turismo.
Mas a tática em política, como em tudo na vida, nada vale sem substância e neste caso propositura séria sobre a matéria em discussão.
E como seria importante nos momentos difíceis que atravessamos, termos o contributo do maior partido da oposição, que, infelizmente, tudo critica e pouco ou nada propõe.
Os açorianos merecem mais!

Sem comentários: