quarta-feira, maio 26, 2010

Tarde é o que nunca chega


imagem

Duas semanas depois de o PS ter alertado para a necessidade urgente da autarquia de Ponta Delgada assumir as suas responsabilidades no centro histórico desta cidade parece que já há solução...
À parte das campanhas de que falámos a semana passada, mas ainda com a noção de que é bom lembrar um sonho antigo chegou, pela voz do Vice-Presidente da edilidade a intenção camarária de criar uma sociedade para reabilitar edifícios situados no centro histórico da nossa cidade. Uma Sociedade de Reabilitação Urbana.
Vale a pena recordar, neste âmbito, que em 2005, a vereação socialista, na Câmara Municipal de Ponta Delgada, propôs que fosse criada uma Sociedade de Reabilitação Urbana.
Passados cinco anos (mais coisa, menos coisa) e apesar de naquele tempo a Câmara ter ignorado essa possibilidade, só nos resta esperar que não seja preciso passar mais cinco anos à espera de ver qualquer avanço.
Já diz o ditado popular, que aqui como em toda a parte, “Tarde é o que nunca chega”…E nestas, como aliás, em muitas outras matérias do género, o que interessa mesmo é que se faça, embora, seja conveniente lembrar, que esta é uma ideia “repescada”; que já se passaram cinco anos; que nunca se quis avançar; que a maior parte das vezes se optou pelo mais fácil, ignorando aspectos prioritários; que foi preciso desabar a fachada de um edifício no Largo 2 de Março; que houve duas ou três reportagens sobre o assunto; enfim…que levou muito tempo a chegar, mas que chegou e que tendo chegado sejamos surpreendidos.
Perceber o óbvio é às vezes muito complicado para algumas pessoas. Também por isso e, noutro contexto, recomenda-se aos adeptos da teoria das low-cost a leitura (com atenção) de um artigo publicado a semana passada no prestigiado site norte-americano “Examiner”, onde se considera, a propósito da recente crise provocada pela nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia, a nossa transportadora aérea regional SATA como um exemplo para todas as companhias aéreas mundiais, quer no acompanhamento dado a todos os passageiros, quer na forma como foi regularizada a situação após a reabertura do espaço aéreo.
“A SATA faz-nos recordar os bons velhos tempos em que as companhias aéreas levavam a sua actividade a sério” afirma-se no site.
É, no mínimo, estranho que aqueles que estão sempre prontos para atacar a transportadora, não tenham agora escrito uma palavra que fosse sobre o assunto…
E por falar em escrever palavras sobre os assuntos (que é no fundo do que se faz um artigo) não podemos deixar de referir um de que tomamos conhecimento no Facebook de um amigo e que depois vimos nas páginas de alguns jornais. Falamos do facto de em Alenquer se ter comemorado este fim-de-semana que passou as Festas do Senhor Espírito Santo.
Interrompidas há perto de 200 anos em Alenquer, reconstituíram-se por uma única vez em 1945, para renascerem em 2007, sob o lema “o Espírito Santo sopra onde quer”. Este ano os festejos – dizem as notícias – homenageiam os Açores.
Por cá, também, por todas as ilhas, lugares, freguesias, vilas e cidades este fim-de-semana “grande” não foi excepção e mais uma vez a tradição se viveu em pleno de alma e coração…

Sem comentários: