terça-feira, janeiro 05, 2010

A(boiar) palpites

Em campanha nos Açores, o candidato a líder do PSD nacional, Castanheira Barros, brindou-nos com uma ideia fenomenal: fazer túneis para ligar as ilhas do triângulo umas às outras (sendo que o Faial teria dois e São Jorge um a ligar ao Pico).
Tal ideia – apontada por um candidato à liderança de um partido político, como o PSD – caiu aqui, em seco, e no seu congénere de cá, não houve viva alma, que se levantasse do lugar para dizer “muito bem” ou “muito mal”. O provérbio diz que quem cala, consente.
A avaliar pelo silêncio e pelos sorrisos das fotografias, o PSD/Açores concorda.
É certo que, em boa verdade, tal circunstância não nos impressiona. Afinal, não são de agora os sinais de falta de estratégia marítima do PSD, nos Açores.
Sempre a reboque da situação, ou como se dirá na gíria naval: sempre na ré, nunca na proa; sempre a servir de rombo, nunca a servir de estopa. Como se vê, não faltam metáforas navais para definir este PSD, que agora quer meter debaixo de água, em forma de túnel, os açorianos do grupo central…
Seja como for, a grande “notícia marítima” deste início de ano, para os milhares de passageiros dos transportes marítimos das ilhas do grupo central não são certamente os túneis de Castanheira Barros, mas sim o facto de terem sido reforçadas as ligações marítimas entre as ilhas do Grupo Central, através da adopção de um novo modelo definido pelo Governo dos Açores, que permitirá a realização de mais ligações, com maior capacidade de oferta de lugares e novas tarifas com reduções de preço.
Ora, enquanto uns procuram a todo o custo uma “nesga” de luz ao fundo do túnel, quais toupeiras, outros há que com persistência e sentido de responsabilidade se ocupam de resolver as reais necessidades dos açorianos, respondendo de forma clara e eficaz, às suas legítimas expectativas.
É a diferença entre estar para concretizar e estar para aboiar palpites. Aboiar, que é como quem diz atirar para longe ou, pura e simplesmente, ficar a boiar por conta de um palpite…

10 comentários:

CASTANHEIRA BARROS disse...

Para o autor deste texto atá parece que o túnel do canal da mancha não existe .
Há 100 anos também seria apodado de louco quem dissesse que o Homem haveria de chegar à Lua .
Defendi e defendo a contrução de túneis a ligar Faial ao Pico e Pico a S. Jorge desde que tecnicamente viáveis como é óbvio .
NÃO HÁ LIMITES PARA O ENGENHO HUMANO e seria bom que o Dr. Carlos César aprendesse alguma coisa com o Dr. Alberto João Jardim que tem por exemplo um túnel de 3 km ( ainda que não subaquático ) a ligar o Jardim do Mar ( 250 habitantes ) ao Paúl do Mar ( 1500 Habitantes ) .
Faial, Pico e S. Jorge têm « um bocadinho » mais de habitantes .
Não têm é no respectivo Governo Regional um Homem com a visão de João Jardim. Ponto final parágrafo .

Mariana Matos disse...

A ignorância é, de facto, muito atrevida...

Anónimo disse...

"Desde que tecniamente viáveis", justifica-se agora Castanheira de Barros, comparando alhos com bogalhos. Provalvelmente e fora de horas, alguém lembrou ao ilustre inventor de túneis subaquáticos que os Açores são uma Região sísmica e que, felizmente, Carlos César não é Alberto João.
De facto não há limites para o engenho humano,tal como não os há para os disparates, mesmo que remendados.
Com parágrafo, mas sem ponto final.
H. Galante

Maria dos Açores disse...

Nem sei que diga !!!! Este senhor, realmente, quer ser lider do PSD e 1º Ministro de Portugal se ganhar eleições ? Bem, pelo menos sabe o nº preciso de habitantes lá das freguesias do João Jardim ... e gosta do Jardim !!! Aplaude-o !!!! Maravilha ... E quer túneis nas Ilhas do triângulo ? (Será que ele sabe o que é o triângulo ?)
Pois, meu caro senhor, eu como Açoriana de nascença e criação, dou graças a Deus por o Carlos César não aprender nada com o J.J. Madeirense !!! E repito : Nem sei o que diga ! Não sei se ria ou se chore ou se o mande bugiar. Vá mas é gozar com os seus companheiros e deixe os Açorianos em paz. Acha que acreditamos nas suas fantasias ? Vá bugiar, Sr. Castanheira, vá bugiar !

Maria dos Açores disse...

Esqueci-me de dizer, Sr. Castanheira : Ponto Parágrafo ...

Anónimo disse...

ponto nº1: quem é que disse ao sr. Castanheira que algum dia "vai mandar fazer" seja o que for que lhe der na real gana nos Açores??!!nós somos uma Região Autónoma, com Governo próprio, eleito por nós, escolhido por nós, e aqui faz-se é o que nós quisermos que se faça e governa quem nós queremos que governe.
ponto nº 2: "técnicamente viável" é o segredo,meu caro senhor. E ponto final parágrafo!

Alfredo Gago da Câmara disse...

Mariana: pior do que as palavras é o silêncio e a passividade com que assiste e se tolera autênticos disparates apenas por uma questão de cobardia política ou de filiação partidária. Seja ela qual for!
Ainda bem que não foi o caso deste blogue!

E. Raposo disse...

Sr. Castanheira de Barros,

por favor não se esqueça do teleférico entre a Ilha do Corvo e a Ilha das Flores. Isso sim, dava geito, tínamos uma paisagem a perder de vista, e qualquer viagem teria o seu quê de aventura.

CASTANHEIRA BARROS disse...

Fala-se dos túneis para evitar que se fale da outra ideia que apresentei na mesma conferencia de imprensa : a da criaçao do cargo de um Presidente para cada uma das Regioes Autonomas por voto directo dos madeirenses e acorianos, que absorva as competencias do actual representante da republica e confira assim maior democraticidade ao órgao que tem o direito de voto dos diplomas das Assembleia e Governo Regionais .
Como eu compreendo a vossa estratégia . Os interesses partidarios falam mais alto quando contestam as minhas ideias .
Como a Drª Berta Cabral deve ser a próxima Presidente do Governo Regional dos Açores irao em breve conhecer a diferença de governaçao no Arquipelago e daqui a uns anos, se Deus quiser , poderemos entao falar da diferença entre o socialismo de miséria e a social democracia de prosperidade .

Anónimo disse...

Fala-se dos túneis enquanto asneira proferida por um candidato a candidato que arribou aos.
Quanto à requentada ideia de um presidente para as regiões autónomas eleito por voto directo,concordará Castanheira de Barros que os açorianos sabem bem o que é melhor para si.