terça-feira, setembro 08, 2009

Diz que é uma espécie de falta de tarelo

O PSD, diz a líder do PSD/Açores é “o principal defensor das autonomias regionais”. E di-lo, pela enésima vez, como se repetindo tal ideia, pudesse apagar da nossa memória episódios como o cancelamento da transferência do financiamento para a reconstrução nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, a suspensão da Lei das Finanças Regionais; o congelamento do recurso à dívida, a Lei Eleitoral, a votação do Estatuto e o envio deste para o Tribunal Constitucional, para fiscalização sucessiva…
Se esta amostra de situações reais, lideradas pelo PSD, é razão para se afirmar que este partido político é o “principal defensor das autonomias regionais”, o que não será então o PS que, em relação a estas situações, tomou exactamente a posição contrária?
Os Açorianos não são tontos. E se a líder do PSD/Açores entende essa condição de carácter deste Povo, porque será que insiste em repetir esta ideia falsa de que o PSD é o principal defensor das Autonomias? Será porque não sabe o que dizer ou, pura e simplesmente, porque Alberto João Jardim lhe pediu este favor ou pediram por ele?
A confirmar-se a segunda ou a terceira opção (já que a primeira é consequência das duas seguintes) será conveniente que tanto cá, como lá, o PSD se explique. Quando não, aquilo que se sabe é que o PSD, classificou a Lei das Finanças Regionais, aquando da sua aprovação na Assembleia da República, votando contra, como sendo “profundamente injusta e arbitrária” e Costa Neves, que então era líder do PSD/Açores, discursando no congresso do PSD madeirense disse que “com a Lei das Finanças Regionais, o Executivo socialista tira aos mais pobres para dar aos mais ricos.”
Ora, com a perspectiva de vir a ter o ex-líder regional do PSD/Açores com assento na Assembleia da República, integrando inclusivamente, aquela “equipa de luxo” (expressão tão ridícula como cómica), era bom saber se, por cá, pelo menos por cá, se continua a considerar o mesmo que considerou Costa Neves sobre o assunto, e se, também por cá, se partilha da opinião expressa na semana passada por Alberto João Jardim de que os Açores não deviam ser discriminados de forma positiva já que a nossa orografia é menos acidentada do que a da Madeira ou que o número de ilhas não deve ser critério. A amostra, até agora, é clara.
A líder do PSD/Açores já confirmou: “ Quando Manuela Ferreira Leite promete, pode-se considerar letra de lei”.

5 comentários:

Em nome da Rosa disse...

Por estes lados está assim muito fraquito.

Vá,vá

Marisa, a tal. disse...

tá muito fraquinho mesmo.
E como quem manda é M&M, só comento os seus posts.

por isso aqui vai um concelho (que se fossem bons não se davam, vendiam-se), aceite lá assim uns comentáriozitos mais polémicos, só pa animar as hostes.

Polémicos, não indecorosos.

Mariana Matos disse...

Cara "Marisa, a tal",

Nunca recebi um concelho numa caixa de comentários. Diria mesmo que julgava, a menos que você, me possa convencer do contrário que os concelhos não se dão mesmo.
De qualquer maneira e porque já percebi que a "Marisa a tal" tem especial gosto por este blogue, sinta-se à vontade.
Já agora um conselho não se ponha a dar concelhos por aí. A Associação de Municípios pode não achar grande graça; os 19 Presidentes de Câmara também não...Não me leve a mal o conselho. Volte quando quiser. Este blogue, mais do que Ponta Delgada, está em boas mãos...

Marisa a tal disse...

Tem razão, essa coisa do conselho aos concelhos (e vice-versa)nunca me sai bem.

Logo eu que até digo os sss e os rrr todos direitinhos.

Imagine o caldeirão de letras que vai ser quando tiver de escrever de acordo com o acordo (ortográfico, claro).

Com mais "S" menos "S" cá estarei para vos ler, mesmo que por vezes não entendam (o que escrevo, claro).

Aprendi agora a escrever "claro". Antes claro que portanto.

Saudações matinais.

Anónimo disse...

Olá! Novamente eu... Marisa.
Estou aqui, hoje e agora, para lhe fazer uma proposta(depois de muito reflectir)... ser EU.... Marisa.... a "novel" colaboradora deste blog.

Pronto... está bem, troco os Cs pelos Ss, provavelmente "novel" é palavra que eu mesma inventei, mas não mereço eu uma oportunidade?... aqui...neste seu blog?

Sendo eu... Marisa... independente?... nem sempre!

Saudações quase noturnas.