terça-feira, junho 09, 2009

Pirilampos

Nas eleições do passado dia 7 de Junho não votaram cerca de 80% dos eleitores açorianos. A políticos responsáveis, com real entendimento da Região em que vivem, para a qual agem e na qual se inserem, tal acontecimento deve, não só preocupar, como contribuir para que, de forma serena e moderada, tragam à cena, não o ranger de dentes e o arregalado dos olhos, mas, pura e simplesmente, a magna e difícil tarefa de alertar as consciências para esse fenómeno da abstenção. Eleição, após eleição, vem crescendo a passos largos, apesar de, no caso, todos os políticos portugueses, e não só, terem de todas as maneiras possíveis e imaginárias, em todas as plataformas de comunicação, apelado ao voto, à participação e à importância fulcral destas eleições europeias.Há outros políticos, que não serão menos políticos por isso, aos olhos de muita gente (e se calhar o problema é esse mesmo), a quem essa imensa taxa de abstenção parece não preocupar muito. Acesas as luzes, ligados os microfones, esses políticos, autênticos pirilampos, luzindo em alto consumo, esquecem essa percentagem e parece que já não faz mal, que deixou de importar que cerca de 80% dos açorianos, com direito a voto, tenham optado por, na sua maioria, ficar em casa, ir passear, ou mesmo, até, viajar para longe da sua assembleia de voto. Afinal assegurada a eleição, desfeito o enorme laço que foi chegar ali, a hora, transforma-se em tempo de “galopar” até à próxima eleição, se possível, passando, por cima de alguma data, menos apetecida, ou desejada; deixando na boca um gosto pouco saboroso a figos passados (também da data de validade) … Não pretendo encontrar num artigo só o mágico incentivo ao voto; a frase certa; o argumento próprio, nem tão pouco tirar agora da cartola, qual coelho branco de olhos vermelhos, a palavra que vá fazer diminuir a abstenção. Até porque não se sabe se é só de palavras que se precisa.
Certo é que, resultado à parte, a abstenção verificada a 7 de Junho na Região Autónoma dos Açores, me preocupa. Preocupando, mesmo, leva-me a pensar que os valores da sua existência revelam efectivamente (isto numa análise que não pretende ser sociológica), que é preciso discutir este assunto de forma mais aberta, responsável e serena. Mesmo que, a muitos políticos custe ter que assumir que é necessário, senão urgente, debater este assunto. É claro que a grande maioria não estará disponível para essa discussão; até porque o sumo da propaganda de um debate desta natureza, exige de cada um, mais do que o afã mediático da luz e do cenário montado para o efeito, um pensamento rigoroso e ponderado, pensado e estudado sobre os porquês e as razões de tão elevada abstenção nas eleições de Domingo. Não é de esperar que todos venham debatê-lo. Haverá, por certo, até, quem se escuse a tomar posição; quem, fazendo de conta que pensa, abane a cabeça de pretensa indignação, por esta perda de tempo, mas estou certa, direi mesmo convencida, que este é um debate urgente, digo mesmo, obrigatório, sob pena de, mais dia, menos dia, perdermos todos e não ganhar ninguém, efectivamente…

Publicado no jornal Açoriano Oriental, hoje, no espaço a que chamei "Serenamente" e que procurarei manter por algum tempo. Serenamente.

5 comentários:

Tiago R. disse...

Um ano com três actos eleitorais separados por poucos meses pode servir para muitas coisas, mas para reflexões profundas e ponderadas obre grandes questões políticas é que não serve de certeza!

A Rafeira disse...

Mas onde é que pára o post que estava aqui não tem meia hora?

Um post tanto do lindo, um poema mai lindo ainda... e os meus comentários? Onde é que andam?

Anónimo disse...

Como é possível escrever tanto e não dizer nada?! E ainda se queixam os lavradores da falta de palha.

Anónimo disse...

os teus comentários vão para a retrete que é donde sai a tua personalidade e as tuas palavras! se tu própria dizes que és rafeira o que não dirão os outros? e já agora, onde é que viste que se diz "tanto do lindo"? vai prá escola!!

Anónimo disse...

E depois ainda querem ter 100% de votação nas eleiçoes ? Com gente assim como esta aqui a cima ?Haja "Paz, Pão, EDUCAÇÃO " EDUCAÇAO
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO


E AVISAR A MALTA AVISAR A MALTA AVISAR A MALTA



S E R E N A M E N T E !!!!!!!!!