sexta-feira, março 27, 2009

"À Janela do Mundo"

Empreender já!

As escolas profissionais já não são o parente pobre do sistema de ensino. São hoje uma resposta moderna e multifacetada; constantemente ajustada às reais necessidades do mercado.

A notícia que dá conta de que os Açores foram a primeira Região que, a nível mundial, colocou em concurso, no Campeonato das Profissões, a profissão de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho, tendo sido, por isso, elogiada pela Organização Internacional do Trabalho é, para nós, motivo de orgulho e satisfação! Isso, aliado ao facto de dos catorze jovens açorianos que participaram naquele Campeonato, onze terem trazido medalhas para a Região, é a prova provada de que o ensino profissional está de saúde e recomenda-se neste arquipélago. Embora muitos ainda não o reconheçam, o facto é que muito trabalho tem vindo a ser desenvolvido, nos Açores, para a criação de instrumentos facilitadores do emprego jovem e da qualificação e formação. Outra prova disso mesmo é a notícia avançada pelos jornais de segunda-feira (23 de Março) que davam conta de que os Açores, no mês de Fevereiro, foram a Região do país onde o aumento do desemprego foi menor, quando comparado com a Madeira, que, com a mesma população dos Açores, tem o dobro dos desempregados. Tais notícias devem motivar-nos para continuar a fazer melhor; devem consciencializar-nos para estar cada vez mais bem preparados para receber e integrar os jovens açorianos no mercado de trabalho; levando-nos a implementar linhas de acção estratégicas e consequentes para a Juventude açoriana.

É, também, por isso, que a representação parlamentar da JS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores vai apresentar uma proposta de alteração ao modelo de funcionamento dos Gabinetes do Empreendedor existentes em várias ilhas. Queremos agilizar o funcionamento destas estruturas, tornando-as mais pró-activas. Esta proposta fundamenta-se na perspectiva de que os oito gabinetes do empreendedor devem ter um papel de procura dos jovens e de gestão de projectos. Para além disso, queremos alterar o programa Empreende Jovem. Para nós, o empreendedorismo deve constituir uma forma de combater os efeitos no arquipélago da crise nacional e internacional, ao mesmo tempo que permite a criação de emprego, sobretudo entre os mais jovens.

Com mais estas medidas, associadas a tantas outras postas em prática pelo PS, no Governo dos Açores, estou certo de que os Jovens Açorianos serão verdadeiros e activos, homens e mulheres de futuro. No que depender de mim, aqui, como noutros espaços, sou, legitimamente, porque eleito, um dos seus defensores.

Parabéns aos jovens açorianos vencedores do Campeonato das Profissões.

1 comentário:

TóZé disse...

"catorze jovens açorianos que participaram naquele Campeonato, onze terem trazido medalhas para a Região"

É este tipo de seleção nacional (nação Açores) de que nos devíamos orgulhar...

Justa homenagem às escolas professinais, Francisco!