sexta-feira, março 27, 2009

"Da Minha Esquina"

O nosso contributo

A “Grande Recessão” económica internacional continua a trazer-nos más notícias. O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou ontem que os mercados ainda não tocaram no fundo, nem o farão num futuro próximo. Os Estados Unidos da América, a maior economia do mundo, registou uma contracção de 6,3% nos últimos três meses de 2008, a maior quebra desde 1982, devido ao fraco desempenho dos resultados das empresas, cujos lucros caíram 16,5% entre Outubro e Dezembro, face ao trimestre anterior, a maior descida desde 1953. Mas a noticia mais triste é que o número de norte-americanos que se encontra a receber subsídio de desemprego cresceu para o nível mais alto de sempre desde que há registo.

No nosso país os resultados, de Janeiro a Fevereiro, revelaram que o número de desempregados aumentou em 21385, na Região Autónoma da Madeira, com sensivelmente a mesma população que a nossa Região, o aumento verificado foi de 583 e nos Açores, apenas mais 43. Falo de uma realidade difícil, em que apenas o aumento de um desempregado, para mim é uma má notícia. Não posso, contudo, deixar de salientar, que no contexto actual de recessão económica generalizada, sermos a região do país em que o desemprego menos cresce é algo que me anima e me dá esperança para o futuro.

Foi também com algum contentamento que verifiquei que o Governo dos Açores lançou um conjunto de medidas, no mês de Janeiro, no sentido de sustentar o nível de emprego na nossa Região. As treze medidas, que estão, finalmente, a ser bem divulgadas por todos os empresários e trabalhadores, contemplam reduções e/ou isenções na taxa social única, conforme a idade das pessoas contratadas, se as empresas reduzirem a precariedade dos seus contratados e se forem contratar desempregados. Por outro lado, estas medidas, subsidiam a formação profissional, combatem a sazonalidade do emprego e promovem as acções consultadoria empresarial, no âmbito do programa de Consultadoria Estratégica Empresarial e da Bolsa Regional de Consultores.

Estes programas, em conjugação com outras medidas de dinamização económica do Governo dos Açores, como as novas linhas de crédito às empresas, como o reforço dos sistemas de incentivos, como o aumento do investimento público em 10% e com o fomento do empreendedorismo através da reformulação, (proposta pela JS), do programa Empreende jovem e do Gabinete do Empreendedor, poderão não ser a solução para todos os problemas que vivemos, mas certamente, temos de o reconhecer, que serão um importante contributo.

Sem comentários: