quinta-feira, agosto 14, 2008

Resposta ao Desafio

Propõe-me Paulo Pereira do blogue Basalto Negro, que trace um circuito virtual à ilhas do triângulo. Confesso que me é muito mais fácil fazê-lo na ilha do Pico, porque a conheço melhor. Tudo fiz para que São Jorge e Faial não ficassem atrás. Contudo uma coisa é certa e posso afiançar aqui encontra-se peixe, carne, vinho e leite dos melhores dos Açores. Para não falar das Espécies de São Jorge, do bolo de milho do pico, das bolachas da Padaria Popular, no Faial. Da angelica. Da belíssima angelica, da salsicha e da linguiça e do limão tangerino. Aqui fica então a minha proposta de circuito:


1º Dia-
Viaje para a ilha do Pico, a partir de Lisboa, através de Ponta Delgada. Deverá chegar a Ponta Delgada, à noite. Aproveite para jantar na cidade. Escolha uma das residenciais locais para dormir. A Carvalho Araújo, por exemplo.
2º Dia-Na manhã seguinte, embarque nas Portas do Mar, no novo terminal de passageiros, no navio da Atlanticoline. Comece a desfrutar da vista das ilhas do triângulo a partir da saída da ilha Terceira, quando vir São Jorge com o Pico, por cima. Com sorte, numa das suas visitas ao tombadilho do navio, vai ter oportunidade de avistar cardumes de golfinhos, baleias e tartarugas.
O navio chega ao Pico por volta das 20 horas. Dirija-se até à freguesia da Prainha, onde se pode instalar nas unidades de Turismo Rural: Quinta da Ribeira da Urze, ou Abegoaria, por exemplo. Depois de instalado, dirija-se ao Restaurante Casa do Paço, que fica na mesma freguesia e está aberto até mais tarde. Jante. Depois do jantar, aproveite para dar uma volta na festa da freguesia, que acontece entre os dias 12 e 15 de Agosto. Ouça a filarmónica local. Compre rifas na quermesse. Com sorte, sair-lhe-á uma peça única de artesanato local. De seguida, vá-se deitar. Adormeça ao som das cagarras.
3º Dia-09h00 é hora de acordar. Espera-o um pequeno-almoço com produtos regionais. Pão, Massa sovada e queijo da padaria e queijaria locais. Depois do pequeno-almoço, saia em direcção à freguesia vizinha: Santo Amaro. Visite a Escola Regional de Artesanato e o Museu Marítimo. Tome um banho no porto de Santo Amaro e à hora do almoço pode optar por almoçar uma sopa, mesmo no porto desta freguesia. Se preferir comer de faca e garfo dirija-se ao novo Restaurante do Caisinho, em Santo Amaro também, ou então à freguesia da Piedade, onde encontra bons restaurantes.À tarde, depois do almoço, visite o oleiro na Piedade. Depois regresse à Prainha. Na cruz da Terra Alta, entre na estrada de meia encosta. Desfrute da vista para São Jorge, Graciosa e Terceira. Saia na Prainha de Cima. Dirija-se ao seu alojamento. Tem marcado um percurso pedestre: o Trilho da Baía de Canas, por exemplo. São 17 horas, quando acabar. Tome um banho de mar nas Poças da Prainha. Depois dirija-se a São Roque do Pico, visite o Museu da Indústria Baleeira. Siga, depois, para a Madalena. Tome a estrada regional. Em Santa Luzia, desça para os Arcos, chegará à zona da Barca. Dirija-se ao centro da Madalena. Jante no Restaurante, a Parisiana, por exemplo. De seguida, dirija-se novamente para a Prainha. É dia de Chamarrita. Aprenda a “bailhar”. Adormeça novamente ao som das cagarras. Estão por aqui todos os dias.
4º Dia-Saia logo de manhã da Prainha, em direcção à montanha do Pico, pelo caminho da transversal. A caminho da gruta das Torres, visite a Lagoa do Capitão. Após a visita à gruta das Torres, dirija-se às Lajes. Pare para almoçar na Aldeia da Fonte, por exemplo. Depois, visite o Museu dos Baleeiros e o Espaço Talassa, na vila. Regresse à Prainha, pela ponta da ilha. Tome um banho na piscina natural de Santa Cruz das Ribeiras. Lanche na Geladaria das Pontas Negras. Vá jantar a Santo António, no Restaurante Rochedo, por exemplo. Depois dirija-se à Prainha, deite-se cedo. Amanhã de manhã, apanhará o barco para o Faial, na Madalena.
5º Dia-No Faial, vá ao Vulcão, tome banho no varadouro, almoce. Escolha um restaurante, no centro da cidade. Tome café ou um gin no Peter. Admire a vista para o Pico. Suba ao Monte da Guia, veja a cidade a partir daí. Aprecie os barcos e as pinturas na Marina. Visite o Jardim Botânico do Faial na Quinta de São Lourenço, o Museu Etnográfico dos Cedros, o Museu de Scrimshaw do Peter ou a antiga Fábrica da Baleia, em Porto Pim. Durma no Faial, na Estalagem de Santa Cruz, por exemplo. Mas, antes jante no restaurante Canto da Doca ou noutro que escolher. Depois do jantar, tome um café no bar do Teatro Faialense, por exemplo.
6º Dia-Apanhe o barco para São Jorge. Dirija-se à Fajã dos Vimes. Prove do café que lá se produz. Visite os teares artesanais, ainda nesta Fajã. Almoce no Restaurante Fornos de Lava, por exemplo e de lá aprecie a vista para o Pico. Depois do almoço visite o Museu de São Jorge. Depois, espera-o uma viagem inesquecível até à Fajã do Santo Cristo. Aprecie a Lagoa de água quente. Escolha um bom sítio para instalar a sua tenda. Acampe. Jante, se possível, umas amêijoas da lagoa. Coma o queijo todo que quiser.
Repare como as estrelas se acendem e apagam no céu. As cagarras também estão presentes.
7º Dia-Apanhe o avião que o levará de São Jorge à Terceira. Aprecie a viagem. Fotografe as ilhas. Aproveite para almoçar na Terceira, no Restaurante Boca Negra, no Porto Judeu, por exemplo, e para passear em Angra do Heroísmo, cidade património. Compre para levar de oferta aos amigos Donas Amélias ou pombinhas de alfenim. À noite, apanhe o avião para Lisboa.

Sem comentários: