sábado, janeiro 05, 2008

Ano Europeu do Diálogo Intercultural



Um estudo sobre o diálogo intercultural na Europa, realizado pelo Eurobarometer, em Novembro de 2007, pode ser encontrado aqui.
De acordo com esse estudo, 72% dos cidadãos europeus confirmam que pessoas com etnia, religião ou nacionalidade diferente, enriquecem a vida cultural do seu país. Um tema a debater nos próximos meses, que nos poderá levar a conceitos tão vastos como: cultura dominante, assimilação de culturas, diferenças culturais, pluralidade e diversidade, tolerância, grupos sociais, cidadania, direitos humanos, não discriminação, minorias, democracia, grupos culturais, identidade, cultura de massas, cultura de elite, cultura Popular, liberdade, multiculturalismo, entre tantos outros. Um tema ao qual voltarei (certamente) um dia destes.
Em Portugal a entidade que assumirá a coordenação nacional do programa é a ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP.
Os Açores estão representados na Comissão Nacional de Acompanhamento do “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”, através da Direcção Regional das Comunidades.

Alguns sites interessantes sobre esta temática:

European year of cultural dialogue
Civil
Society Platform for Intercultural Dialogue

Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008)
Declaração Universal sobre Diversidade Cultural(UNESCO)

Sem comentários: