terça-feira, maio 01, 2007

Maio



"(...) Colocados na madrugada do primeiro dia de Maio, são retirados ao anoitecer.
Um dia em exposição.
Conhecemo-los ao longo da fronteira (Centro-Sul) Portugal-Espanha, em especial em Espanha, Estremadura, (San Vicente de Alcantara, Santiago de Alcantara, Valencia de Alcantara, Puebla de Obando, ...), mas nós conhecemo-los especialmente no Algarve, concelho de Olhão, nos Açores (ilhas Terceira, Graciosa, ...), nas Canárias (Santa Cruz de La Palma). Mas aparecem também noutros locais, como Jimenez de Jamuz (La Bañesa, León) e Alhama de Murcia (Valencia).(...)"
daqui

"(...)As origens desta tradição remontam às festas pagãs de Roma antiga, em que o mês de Maio era celebrado como o mês em que se festejava a deusa Maia, considerada a deusa da fecundidade por excelência.
Por conseguinte, ao longo dos tempos esta tradição surgia como símbolo da chegada da Primavera ou renascimento da vida vegetal; outros faziam os "Maios" para dar as boas vindas ao mês de Maio, com muitos trabalhos para o agricultor, para que as colheitas corressem bem; outros colocavam os Maios para que o diabo ou as bruxas não entrassem em casa. (...)"
Diário dos Açores

Desde pequena que no meu alpendre há um Maio sentado, neste dia, que se vai embora à noite e volta no ano seguinte.

Sem comentários: