quinta-feira, março 02, 2006

Ódio de pai

O que é que eu estou aqui a fazer, sentado ao lado de um cadáver, dobrado sobre mim mesmo, com a cabeça, a minha, entre as mãos. Estou aqui para testemunhar o enterro da semente dos meus ódios, que já deu flor murcha há muito tempo. Estou perante o corpo do meu pai que, agora e sempre, se me apresenta sem alma nem coração.
Lembro-me perfeitamente como, já com 4 ou 5 anos, eu o odiava e como ele berrava com a minha mãe e a duchava com perdigotos. Ás vezes concentrava-me em seguir os perdigotos em contra-luz do candeeiro da cozinha, para não olhar nos olhos de medo da minha mãe. A valentia da minha mãe é que só chorava depois de ele sair disparado pela porta fora, aí eu abraçava-a e não pensava em nada. Nessa altura o meu ódio passava depressa e acreditava que éramos felizes. Pelos meus 10 anos a raiva do meu pai passou a ter um segundo acto que incluía empurrões e abananços, e por fim um terceiro acto que acabava sempre com um múltiplo par de bofetadas. De empurrão em empurrão, de bofetada em bofetada, deixei de abraçar a minha mãe, deixei de acreditar que éramos felizes e o ódio levava mais e mais tempo a passar até que se tornou constante, devorador. E é ainda esse ódio que sinto por este corpo inofensivo que jaz aqui a centímetros das minhas mãos. E tremo de ódio por mim mesmo porque sei que o meu filho de 14 anos, sentado ali ao fundo da ermida, me odeia, cada vez por períodos mais longos, senão já permanentemente. Sim, eu bato na minha mulher. Ela leva-me a um ponto em que não me controlo, como quem queima uma calda de açúcar e depois por vontade própria não desliga o lume e me deixa endurecer, escurecer, queimar por dentro e por fora e eu, por fim, estalo… Se pelo menos ela me deixasse, se fosse embora… Ai que ódio, aqui, a centímetros das minhas mãos e ali, tão perto, ao fundo da ermida…

6 comentários:

JNAS disse...

...dá-lhe que isso te passa e se ela não souber porquê fica por conta de ódios futuros !!!

Caiê disse...

Este texto tem coisas muito interessantes:
primeiro, a velha ideia do ciclo eterno, que está aqui muito bem explorada;
depois, aquele gosto (?) humano de tentar encontrar explicações para o que acontece. Aqui, tenho sempre muito cuidado, porque adoro encontrá-las também (passo a vida nisso) mas desgosta-me pensar que isto sempre acontece, que farás aos outros aquilo de que foste vítima (até porque nem é verdade, sou contra essa opinião firmemente). Mas, sim, acontece às vezes!;
finalmente, o texto está muito bem escrito. Parabéns. Parecia que eu própria o estava a viver e que eu própria me debatia nestas contradições.
Ufa, já está.
Posso voltar a ser uma mulher de 28 anos outra vez. :)

JNAS disse...

...só 28 aninhos Caiê !!!!!!! Mas então é uma jovem com uma mentalidade muito madura. ( Continuo a aguardar o Chá com Massa Sovada )

Caiê disse...

Não sei se a minha idade é relevante, mas posso dizer que estou quase nos 29... ;) Em todo o caso, nunca sei se tenho 5 ou 80. :)

(Estou a viver no Canadá ainda. E agora para o "picar": um homem não espera, um homem toma uma atitude.)

JNAS disse...

...pois mas fica assim um pouco fora de mão ir ao Canadá tomar Chá e Massa Sovada ! Ademais, um homem como eu a beirar os 40 já não é dado a grandes tropelias repentistas...seja como for deve estar um frio de rachar aí no Canadá e eu que sou friorento gosto mais de climas dito «temperados».

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! How much weight have people lost on meridia Surveillance equipment illinois Over the counter pain relievers for dogs Cheap e commerce merchant account