quarta-feira, maio 25, 2005

Esclarecimento

Porque estou um bocadinho cansada das afirmações de Joel Neto sobre as minhas opiniões e, porque, acredito na liberdade de expressão devo, usando este espaço, pelo qual sou única responsável, esclarecer três ou quatro coisas que, a meu ver, são fundamentais para o bom entendimento entre pessoas adultas como somos nós os dois.
Quero, por isso, deixar claro o seguinte:
Sempre que no Choque de Gerações forem debatidos temas que me interessem; sempre que no Choque de Gerações forem feitas afirmações com as quais eu não concorde ou concorde, vou, como sempre fiz na minha vida toda, sempre que me apetecer, dar a minha opinião.
Quando o Choque de Gerações começou e quando Joel Neto chegou aos Açores e à (sua) ilha Terceira para fazer este programa, eu já existia e já tinha opinião sobre as coisas. Logo, não vou agora, por razões que me são totalmente alheias, deixar de ter a minha opinião sobre o que quer que seja, em geral, ou sobre este Programa, em particular, desde que eu, cidadã destas ilhas, considerar que determinados factos, notícias ou afirmações, me merecem atenção. Sempre. E podem crer que vou dar sempre a minha opinião. Sempre. Se houve coisa que eu aprendi com quem tinha coisas boas para me ensinar foi isso mesmo: a Liberdade de Expressão.
Um blog, no meu entender, é também isso. Um sítio onde posso usar a Liberdade de Expressão, que, outros, conquistaram por mim e que eu faço por preservar todos os dias na minha vida.
O Choque de Gerações é um programa da responsabilidade de Joel Neto?
Certo. A responsabilidade de tudo o que é lá dito e feito é da direcção do programa? Certo. Dirigem o programa como querem? Certo.
Porém, gostava que o apresentador deste programa nunca perdesse da ideia o seguinte: a RTP/A é um canal público. Pago por todos nós.
De modo, que, se não for muito incómodo, até, porque não é por me maçar muito a ideia de ouvir o meu nome, pronunciado pela boca do apresentador do programa, de quem, apesar disto tudo, não se aflijam, sou leitora, pedia ao Joel Neto, ilustre Açoriano, que ao invés de me mandar boquinhas, gentis conselhos; de me dar pequenas repreensões, de fazer pequenas alusões a coisas que, eventualmente, poderei ter focado numa das minhas livres opiniões, no écran da nossa RTP/A, canal de Televisão Público, não no sentido de ser visto por toda a gente (o que até me agrada!), mas antes, no sentido de não ser Privado, me respondesse nos comentários dos meus posts ou, então, via email ou, ainda, no blog do programa.
Tudo isto, a propósito das últimas duas edições do programa e de outras, já passadas, as quais, eu tenho o direito de comentar aqui.
Tudo isto porque eu acredito, como diz o ditado Chinês, que Jamais há retorno de uma flecha perdida, uma palavra pronunciada e uma oportunidade desperdiçada.
Tudo isto porque este blog é meu, por isso da minha inteira responsabilidade.

Ponto Final.