terça-feira, abril 23, 2013

“Torre é, siné fogaça”

Estou em crer que a ida da Dra. Berta Cabral para a República, para o Governo de Passos Coelho resolverá alguns dos problemas pendentes entre a Região e a nação. 
Com uma interlocutora tão experimentada nestas coisas do governar, liderar, administrar e presidir sairemos todos a ganhar. Até pode ser que a senhora consiga convencer os seus colegas nacionais a não penitenciarem os deputados dos Açores, eleitos pelo PSD, por terem infringido a disciplina de voto ou quiçá consegue convencer o agora seu Governo a transferir para a Região os montantes necessários para reconstruir o que o mau tempo de há dias destruiu. 
Acredito mesmo que os Açores terão em Berta Cabral a melhor defensora dos nossos interesses e que a Base das Lajes será agora mais do que nunca considerada uma mais-valia para o continente português. Com a determinação que lhe reconheço, Berta Cabral porá mãos à obra por Portugal, na defesa dos nossos interesses comuns. Só assim posso conceber que tenha querido ser Secretária de Estado da Defesa de um Governo da República que tudo tem feito para desconsiderar os Açores, os Açorianos e a Autonomia… 
Daqui a dias temos eleições autárquicas. Aí veremos se a antiga edil de Ponta Delgada virá ou não fazer campanha com o seu ex-vice-presidente ou se apoiará Rui Melo e Alexandre Gaudêncio, em Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, respectivamente. A propósito, espero sinceramente que Alexandre Gaudêncio colha da experiência de candidatura à Câmara Municipal da Ribeira Grande melhores memórias do que as que ainda deve ter da “luta” pela presidência da Juventude Social-Democrata. 
Foi com gosto que assisti à inauguração das obras de requalificação da Torre Sineira da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A autarquia está de parabéns. Ponta Delgada merece ser vista de vários ângulos e a avaliar pelas imagens que fui tendo oportunidade de ver estes dias nas redes sociais e jornais, de lá de cima, é possível ter uma belíssima visão desta nossa linda cidade. 
Porém, não posso deixar de recordar uma história que me contaram pessoas mais velhas e que tem como pano de fundo esta Torre Sineira. Reza a história que há muitos anos havia na nossa cidade um senhor, que era uma espécie de guia turístico, que não falava línguas estrangeiras, mas que recebia os turistas que chegavam à doca de Ponta Delgada e os acompanhava explicando-lhes os monumentos da cidade. 
Sempre que chegava ao pé da Torre Sineira, dizia: “Torre é, siné fogaça” no seu inglês latino germânico. Contam-me que os sinos da Torre tocavam quando havia fogo na cidade e que era essa a razão do senhor dizer: “Torre é, siné fogaça.” Os turistas que cá vieram nesse tempo, nunca devem ter percebido nada do que o senhor queria dizer, mas a história não deixa de ser tão engraçada, como também irónica. Passaram-se anos e anos. 

O que pensarão hoje os turistas que desembarcando nas Portas do Mar vagueiam sozinhos pela nossa linda cidade de Ponta Delgada? Não, não espero que os sinos toquem ou sequer que haja fogaça. Mas, como a história desta nossa terra, a seu tempo provará, não basta ver as coisas só de cima. Às vezes convém olhar para os lados, para trás e para a frente. É que um dia os sinos dobram. Não é fogaça. É simplesmente tarde demais… 

  Serenamente, jornal Açoriano Oriental de 23 de Abril

Sem comentários: