domingo, janeiro 22, 2012

Será milagre de Natal?



Os tempos que se avizinham vão ser muito difíceis, face à austeridade nacional já anunciada, mas o pessimismo e o negativismo não são a receita para que as coisas melhorem. Pelo contrário, são sempre um factor agravante da situação, por não incutirem, na sociedade, qualquer esperança que, com trabalho e sacrifício, qualquer desafio pode ser ultrapassado.

Quando este negativismo, próprio de quem vê as coisas a preto-e-branco, parte de pessoas com responsabilidade na sociedade podem assumir um efeito de contágio, sendo, assim, parte do problema e não da solução.

Este tem sido o comportamento da Presidente do PSD/Açores desde que tomou posse nesse cargo. São às dezenas as declarações públicas, repetidas até à exaustão, de nuvens negras no horizonte e de um pessimismo sem limites que quase desmoralizam quem as ouve ou lê.

É, no essencial, a estratégia seguida pelo seu companheiro Pedro Passos Coelho. O Primeiro-Ministro nunca tem uma palavra de esperança para com os portugueses, de incentivo para os empresários e de motivação para os desempregados. Acha, pelo contrário, que a solução é a emigração. Longe da vista está o problema resolvido.

Ainda no início deste mês, a Presidente do PSD/Açores achava que a região estava numa “situação calamitosa, de pré-falência”. Um pouco antes, em Outubro, carpia que os Açores viviam a “maior crise que os açorianos já presenciaram” e que o Governo “não cuidou das empresas regionais”. Esta estratégia de medo já tinha sido mesmo ensaiada em 2010, quando afirmava que “nada de novo se podia esperar” do Governo Regional.

Ora, de um dia para outro, a Presidente do PSD/Açores mudou de estratégia, numa tentativa de apagar o negrume das suas palavras. Talvez contaminada pelo espírito natalício, a Presidente do PSD/Açores assume, agora, um discurso mais realista, uma mudança de agulha de um dia para o outro. Será milagre de Natal? Só pode ser, tendo em conta que, quem achava há poucas semanas que os Açores não tinham solução, já considera, agora, que os “Açorianos vão ultrapassar a crise”.

É caso para dizer que a Presidente do PSD/Açores é bem-vinda a esta nova visão de ver os Açores. É bem-vinda à visão que tem o candidato do PS/Açores, Vasco Cordeiro, que sempre soube e afirmou que os Açores constroem-se com realismo e trabalho e, acima de tudo, com as mulheres e homens da sua terra.

Esperamos, agora, que o novo discurso da Presidente do PSD/Açores se prolongue no tempo. Isso, sim, seria um verdadeiro milagre de Natal.

Boas Festas.

Sem comentários: