sexta-feira, junho 25, 2010

BNP!


As obras de ampliação, a que a Biblioteca Nacional de Portugal tem sido sujeita, implicará, no final deste ano, o encerramento da sala de leitura durante um longo período de tempo.
Esta fase comportará consequências danosas para todos aqueles cujo trabalho passa pela investigação de exemplares, unicamente disponíveis nesta instituição.
Por conseguinte, circula neste momento uma petição que merece um minuto de atenção. Nela estão explicadas as razões pelas quais o grupo de signatários iniciou este processo, bem como as propostas alternativas ao futuro encerramento.
Deixo-vos o link. Leiam a petição e, caso concordem com ela, não deixem de manifestar a vossa posição assinando-a. Obrigado.

http://www.peticao.com.pt/encerramento-bnp

(Foto: Manuel Silveira Ramos)


1 comentário:

E. Raposo disse...

O encerramento é incontornável, as obras imprescindíveis, para um melhor serviço público.

É de salutar o plano de contingência preconizado para o efeito, mantendo o serviço de referência, e minimizando o impacto que o encerramento tem sobre os utentes, sendo que a instituição prestará todo o apoio aos seus leitores/clientes, indicando as alternativas possíveis.

Convém esclarecer que a transferência de 3 milhões de espécies implica o seu acondicionamento e deslocação para outros espaços, e só nesta fase serão necessários aproximadamente 3 meses.

De referir, ainda, que será necessário também ocupar a Sala de Leitura Geral com esses títulos, quando esgotados os restantes espaços, atendendo à carga máxima dos mesmos, de forma a não colocar em risco a preciosa colecção da BNP.

Parece-me que todos queremos o mesmo: o bem da instituição. Pelo que, petições como esta não fazem muito sentido. Estamos a falar de um bem nacional que precisa urgentemente de um espaço remodelado.

Também me parece, e isto já é uma opinião muito pessoal, como tal vale o que vale, que existe alguma imprecisão relativa à informação que fundamenta a petição on-line, principalmente quanto a todas as questões logísticas de uma obra desta dimensão.