quarta-feira, outubro 14, 2009

"À Janela do Mundo"

Uma Nova Oportunidade para os Açores

Os resultados eleitorais de domingo último deram uma vitória expressiva ao Partido Socialista nos Açores. Pela primeira vez na história da autonomia regional, o PS governará a maioria das câmaras municipais e juntas de freguesias nos Açores.

A meu ver a vitória obtida deve-se, para além dos factores, óbvios, específicos da governação de cada localidade, a uma estratégia regional do PSD/Açores profundamente errada. A líder do PSD/Açores desde cedo optou por colocar as câmaras e juntas de freguesia, afectas ao seu partido, a fazerem oposição ou concorrência ao Governo dos Açores. Chegamos inclusive a observar candidatos autárquicos do PSD a criticar o Governo Regional em vez dos seus adversários directos. Esta posição de oposição intransigente cansou as populações, que se sentiram prejudicadas com o permanente desperdício de dinheiros públicos e por sentirem também que o que motivava os autarcas sociais-democratas, não era o bem comum, mas sim a derrota da governação socialista.

Outra lição que as populações, como sempre com razão, dão a todos nós políticos, é que ter muita obra feita não é razão suficiente para ganhar eleições. As pessoas reconhecem se as obras públicas têm ou não utilidade ou qualidade quando são feitas. Os cidadãos percebem facilmente que a piscina X ou o pavilhão Y, foram feitos ou mal feitos, sem possibilidade de serem pagos num futuro próximo, comprometendo durante muitos anos a economia do concelho. Um bom exemplo do que digo, é o facto dos projectos vencedores no concelho da Povoação e de Vila Franca preconizarem a boa gestão das contas públicas e do pagamento a fornecedores a tempo e horas como sua principal bandeira, em contraste com os projectos derrotados que tinham deixado as câmaras em falência técnica.

Penso que após a análise destes resultados eleitorais, é tempo de falarmos de um novo ciclo de governação local que agora se inaugura e das oportunidades que temos pela frente. Com uma nova direcção na Associação de Municípios dos Açores e de São Miguel, temos finalmente a possibilidade de pensarmos e resolvermos conjuntamente vários problemas graves que individualmente nunca poderiam ser resolvidos. Falo de sinergias entre o Governo dos Açores e as câmaras municipais que podem levar ao reforço de economias de escala, que tanta falta nos fazem, e ao aparecimento de novos sectores de actividade económica como a gestão de lixos e da água.

Sempre me fez alguma confusão o facto da maioria das câmaras dos Açores encararem a gestão dos lixos como um triste prejuízo inevitável, sem perceberem que se trabalharem juntos podem vir a ter matéria-prima suficiente para tornar este problema num negócio rentável que crie economia, mais emprego e externalidades positivas.

Em relação à gestão da água, sempre me pareceu ridículo que alguns autarcas pensassem que as nascentes e os lençóis de água que nos abastecem, abrangem religiosamente os limites concelhios. Numa terra tão rica em água, parece-me quase irresponsável não pensar que a gestão do abastecimento às populações deva ser feita de uma forma conjunta.

Têm agora a oportunidade de fazer as coisas bem-feitas.

O tempo o dirá...

1 comentário:

Filipe Franco disse...

Então que é feito do meu comentário????