terça-feira, julho 21, 2009

Na casa do PSD

…apresentou-se a lista dos candidatos à Assembleia da República e, surpresa das surpresas, quem encabeça a lista é o mesmo de há mais de 30 anos... Os restantes candidatos estão na casa há alguns anos. Outros, mesmo estando fora da casa, vão na lista. Há ainda deles e delas “na casa dos 50”; “na casa dos 30” e “na casa dos 20”. Só não se percebeu muito bem, porque é que ficaram fora da casa outros moradores. Talvez não estivessem em casa à hora da chamada ou, então foram deixados, propositadamente, fora de casa. Tudo faz crer que na casa deles, anda grande rebuliço. Lá diz o ditado que “em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”.
Verdade ou não, o facto é que na casa do PSD também se disse que “a Região Autónoma dos Açores tem razões para se orgulhar do trabalho proveitoso dos deputados açorianos do PSD no parlamento nacional” – Tal afirmação deixou no ar dúvidas, que mereciam ser esclarecidas, embora na casa, ninguém tenha falado delas, no dia da apresentação da lista. Orgulhar-se do quê? Da Revisão do Estatuto Político Administrativo dos Açores, que contou com a abstenção do PSD? Da Revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, que, pela primeira vez, fez uma diferenciação positiva em relação aos Açores e que mereceu o voto contra do PSD? Da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que o PSD também chumbou? De que é que na casa do PSD se acha que os açorianos se podem orgulhar? Do anúncio que o PSD já fez de que gostava de rever a lei das Finanças Regionais; do facto do PSD ter recorrido ao Tribunal Constitucional para impugnar normas do Estatuto Político Administrativo ou do facto do Presidente da República ter falado aos portugueses por causa destes açorianos maus, que iam dar cabo da unidade nacional?
Na casa do PSD também se acha que “ um futuro governo do PSD é bom para Portugal e melhor para os Açores”… Deve ser porque na casa do PSD já está arrumado o episódio, que levou Manuela Ferreira Leite a suspender a transferência de 20 milhões de euros para a reconstrução do parque habitacional do Faial e do Pico, por causa do sismo de 1998. É por estas e por outras, que cada vez se dá mais razão a um ex-morador da casa, quando em 2008, ele dizia que tinha o “coração dividido”. Talvez por isso tenha decidido abandoná-la em benefício do bowling. Na casa do PSD parece que ninguém deu por isso...e os que deram estão na casa sós e nem sempre presentes. Alguns dormem…outros é o que se vê…

1 comentário:

Anónimo disse...

"Quando ouvires arder o mar, o cacimbo foi embora"
Luandino Vieira

Per te.

Zé.