quinta-feira, julho 23, 2009

"À Janela do Mundo"

Faces

A última semana de plenário ficou marcada pelos episódios tecnológicos que serviram de tormento e espaço mediático para a oposição em plenário. Os pudores subiram-se-lhes como aspirina em copo de água morna e lá saltitaram os senhores Deputados António Marinho e Artur Lima para a ribalta dos supostamente ofendidos na sua integridade. Nos jornais, o assunto quase que se apagou, tirando uma ou outra reportagem sobre a relação sociedade civil/twitter, mas na blogoesfera açoriana continuou; como aliás já tinha começado, ao mesmo tempo que o episódio do twitter; como se referiu e bem o líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores, quando se defendeu do ataque do líder do Grupo Parlamentar do PSD. Bem, mas razões à parte, porque, até, tal parece não importar muito, o curioso mesmo é que um debate no twitter ou até mesmo no facebook, é sempre muito mais frontal, porque identificado, do que um debate na blogoesfera, onde a páginas tantas somos confrontados por anónimos, que não assinam por 1001 razões, reservando-se ao direito de, quando confrontados com essa falta de coragem se esconderem atrás de cassetes tão antigas como: “eu sou pela liberdade de expressão!”, “viva a censura” ou, então: “ não posso falar. O meu patrão se descobre, despede-me” e outras coisas tão ou mais engraçadas, que nos trazem à memória outras histórias menos contundentes, mas tão ou mais hilariantes. Acontece, porém, que os Açores, mesmo grandes, mesmo dispersos geograficamente por 9 ilhas, 19 concelhos e 156 freguesias são uma terra pequena, onde factos e histórias de vida se entrecruzam como laços na vida real e na blogoesfera, pelo que a cobardia de uns, não sendo, apenas, praticada nas redes da internet, é reconhecida a olho nú, em cada esquina, como sintomático “modus vivendi”…Ora bem, isto tudo para dizer que prefiro o twitter e o facebook à blogoesfera, embora nesta última também esteja, com o meu nome, a postar, sempre e quando me apetece; num blogue que partilho com outros 4 cidadãos perfeitamente identificados e onde moderamos comentários: trocando por miúdos, significa que não nos importamos de dar a outra face, mas gostamos de saber a quem a damos. É como quase tudo na vida. Por hoje fico-me por aqui, sendo certo que a partir deste artigo estou de férias neste espaço. Conto voltar em Setembro. Até lá boas férias.

Como sempre: Francisco Vale César. Aqui e em qualquer outro espaço, onde me encontrem.


19 comentários:

Margarida Almeida disse...

E dizem que o "umbigo do mundo" fica na Sibéria!!
Fica por aqui mesmo, com ventos de arde mares.

Gui P. disse...

"Legislativas
Casamentos homossexuais, regionalização e reforma do sistema político no programa eleitoral do PS"

"Parlamento
Manuel Alegre despede-se do Parlamento após 34 anos"

"Bruxelas recusa rever quotas e sugere aumento de ajudas estatais contra a crise"

"Ecologistas criticam deposição de aterros das SCUT"

Com tanta coisa a acontecer insiste nisto? E ainda catalóga semelhante "artigo" em "Açores, política"!?

Por favor, continue pelos twitters e facebooks.

Tiago R. disse...

As pessoas têm todo o direito ao anonimato e isso não deve ser confundido com cobardia.
Aliás é uma das vantagens da blogosfera: as ideias valem por si próprias e não por quem as enuncia. Acabam-se os argumentos de autoridade.

E sabe muito bem que o argumento do "se o meu patrão despede-me" é mesmo muito, muito real. Talvez especialmente ainda mais nos Açores.

Francisco Costa disse...

Anónimos sempre os haverá...
Em Portugal revelar a face e entrar em confrontos abertos com certas pessoas ou partidos pode mesmo dar direito a perseguições e ameaças de despedimento.
O facto de ainda haver gente que pensa que pode usar o poder que tem para calar alguém faz com que em Portugal e acima de tudo pela blogosfera ainda se vejam muitos anónimos...
Enquanto isto for cada um faz como sabe, enquanto isso o melhor é ir à luta e mostrar que não há medo...

Mariana Matos disse...

Caro Tiago,

Eu ainda gostava de saber como é que oito meses de Açores, se tanto, dão para perceber de tudo o que tu dizes perceber sobre este arquipélago e a sua realidade…Sem ofensas, caro Tiago e fazendo justiça à tua inteligência, desculpa lá, mas essa tua cassete, além de ultrapassada, começa a estar demasiado tempo em “repeat”. Que queiras defender a tua “dama” estás no teu direito; que queiras fazer vingar as tuas ideias, maravilha, agora que tentes passar um atestado de burrice aos outros, Haja paciência.
E agora podia assinar tigre da selva, talvez em latim, para ser mais chique. Pelo que dizes seria uma ideia válida e autêntica, o meu comentário.
Prefiro assim - Mariana Matos - sem abreviaturas...nem etiquetas de insular, terreiro do paço ou margem sul...

Cara Margarida,

Neste blogue não há vento. Só "aráges" e de quando em vez uns "ralins" e umas "bafuges". A corrente de ar faz mal às costas. Já a bonança é o que se vê...Cumprimentos e volte sempre. É uma honra tê-la por aqui.

Gui P. disse...

Gostei de ler.
A dama saiu a terreiro para defender a honra do convento.
Ideologias à parte, foi um gesto bonito.

Mariana Matos disse...

Esqueci-me de si, Gui P., gosto em vê-lo por aqui, desta vez sem "paralento"...

E. Raposo disse...

Manuel Alegre na memório deste Povo para sempre.

Muito obrigada por tudo, pelo empenho, angustia , dedicação, pelas contrariedades sofridas (todas elas mais do que sentidas).

"O [seu] poema rimou com a [sua] vida"

Tiago R. disse...

Cara Mariana:
Folgo em saber que estás bem informada a meu respeito e nem sequer tomo isso como nenhum tom de ameaça tipo "grande irmão". Não darei também atenção a esse argumento sobre quem é que tem autoridade para falar sobre o quê. Não gosto dos argumentos de autoridade, prefiro analisar as ideias.

Ataques pessoais (a arma dos fracos) à parte, de facto até estou bastante a favor do conteúdo do post. Apenas disse e reafirmo que nem tudo é mau no anonimato da web. E que existem razões muito válidas para alguns comentadores esconderem a sua identidade.

Mariana Matos disse...

Caro Tiago,

Eu não estou nem bem nem mal informada a teu respeito. Acontece que nos encontramos na Horta quando tinhas acabado de te mudar para cá, início da legislatura. Antes disso, há uns anos atrás, andamos na mesma faculdade de letras da UL; lista e, lembrado?
Quanto ao mais: blabla blabla...
Gosto ver-te por aqui. Volta quando quiseres ou como li há dias num placa de entrada numa casa: "Sê benvindo nesta casa, se a ela vieres por bem"...é bem verdade.

Gui P. disse...

Mais do que discutir pessoas é permente que se discutam ideias.
Como E. Raposo escreveu, e muito bem, mais do que o homem é o seu empenho, a sua convicção e dedicação que nos ficam na memória.

Manuel Alegre, foi-se o deputado, que não se tenha ido o Politico, o Poeta, o Ideólogo.

António Silva Smith disse...

Cara Mariana Matos

estava aqui naquele canal radical a ver o UFC e lembrei-me de si e desta sua casa.

Ali para os lados dos Candilhes está tudo doido por causa deste cantinho.

Mas não se preocupe, é que daqueles lados é como Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos.

Espero que se sinta honrada com a minha presença.

My name is Smith, António Silva.

Mariana Matos disse...

Lamento, apenas, que o UFC lhe lembre o Ardemares. De resto...

Anónimo disse...

Cara Mariana blablá blablá Matos: Porque é que que os comments sinistramente assinados com "Edgardo" em posts corajosamente assinados com "Mariana Matos" não têm direito ao seu episódio tecnológico, hein ?!
Ainda por cima, sendo eles razoavelmente combustíveis, de mais fazerem o mar arder sendo passíveis...

E não se incomode em relação à memória (muito selectiva) de Tiago R.; andamos juntos na União Soviética e ele também já não se lembra muito bem daquilo ...



PS (simplex): o canal UFC a mim faz lembrar o Kenctucky Fried Chicken...

Quanto ao mais: blablá blablá... e nem os comments eram nada de mais !!

(Se o meu patrão descobre que escrevi isto, despe-me...)


Homónima et tecnologicamente: Edgardo

João Cena disse...

O UFC é um programa e não um canal, para além de que é muito superior ao WWE, e este também é um programa.

Cena

António Silva. Smith, disse...

Por vezes os comments deste e de outros blogs açorianissímos são como um combate de UFC. Muito sangue, suor e lágrimas... mas sem sangue... o que é uma pena.

É sempre um prazer passar por aqui, boa música, alguma boa escrita e melhor coca-cola.

My name is Smith, António Silva.

Anónimo disse...

Da minha parte, João Cena: desculpas por ter feito uma pesquisa séria para a graçola pretendida...

Inferiormente;
wanderley edgardo da silva sakuraba

João Cena disse...

Venerável Edgardo,

Não vale a pena fazer nada assim tão profundo.

Se entrarmos por aí a coisa fica muito séria.

Anónimo disse...

bommm... eu, na verdade, queria era escrever: desculpas por NÃO ter feito uma pesquisa séria para a graçola pretendida...
Isto, também, não é nenhum twitter de honra, capa, espada, alguidar...
É mais um pro-wrewstling, como quase tudo na vida...
Como sempre (refeições normais mais múltiplos lanches): Edgardo Cena Smith. Aqui e em qualquer outro espaço, ontem e anteontem.