sábado, junho 27, 2009

"À Janela do Mundo"

A Oposição em lista de espera...

Perspectivam-se dois actos eleitorais para o final deste ano, eleições autárquicas e eleições legislativas. As oposições apostam tudo o que têm e o que não têm, com o objectivo de conseguir denegrir a imagem do Governo do Partido Socialista.

Para a oposição governar é fácil.

No transporte marítimo de passageiros rasgavam-se os contratos quando não existiam motivos legais para o fazer, mesmo que essa fosse uma decisão com um elevado custo para os cofres regionais.

Agora, com os novos aviões da SATA tenta-se, mais uma vez, lançar a confusão:

A nossa oposição é nesse campo, o da confusão, verdadeiramente especialista: para renovar a frota da SATA, a oposição adquiria um modelo de aviões que ainda não se encontrava à venda no mercado na altura em que foi decidido adquirir aviões. Ao mesmo tempo, omitindo, entre outras coisas, que a transportadora aérea regional não podia adiar a aquisição de uma frota substituta dos ATP à espera da mais recente novidade tecnológica. Aliás, seguindo o argumento do CDS, nunca nenhum Governo decidiria o que quer que fosse enquanto esperava, sempre, pela mais recente evolução tecnológica.

Pior demagogia não pode existir já que, no caso do CDS, se algum acidente ocorresse com os ATP, o deputado Artur Lima seria o primeiro a vir a público acusar o Governo dos Açores de comportamento criminoso por não ter decidido comprar novos aviões na altura em que o deveria ter feito.

Mas fazendo o trabalho que o CDS/PP não fez, ou seja, consultando todos os dados disponíveis na internet, posso afirmar, que os aviões Dash Q400 foram escolhidos pela superioridade das suas características técnicas face à concorrência, custando cada avião aproximadamente 20 milhões de dólares, sendo acrescentado montante de previsional de 20% para despesas com peças, formação de tripulações e certificações. O montante global deste negócio, fiscalizado pelo Tribunal de Contas, aproxima-se dos 96 milhões de dólares, bem abaixo do valor de catálogo da Bombardier de 113 milhões de dólares.

Tenho pena que a oposição embarque na crítica fácil, mal preparada, irresponsável e demagógica, apenas com o objectivo de “roubar” votos ao PS, mesmo que isso implique custos graves para a nossa terra. Enfim, é a oposição que temos.

Sem comentários: