sexta-feira, março 27, 2009

FALTA DE CHÁ




Leio no Correio dos Açores um sugestivo artigo vindo do blog Cháverde do Guilherme Marinho. No meio da propalada crise e contra a crise, propõe-se o seu autor a incentivar o consumo de produtos açorianos, entre os quais o chá, que não o das cinco que ele bem serve no seu blog.
Eivado do meu açorianismo e habitual consumidor de produtos regionais, concordei em absoluto com a ideia do Guilherme e a meio das compras de ontem no Hiper Modelo, olhei a malquerida lista e ainda lá estava por riscar “um pacote de chá verde”. Caminhei de seguida para a respectiva secção, mirei e voltei a mirar as diversos prateleiras e lá estavam os chás de Espanha, da China, do Brasil, de Lipton, de Maçã, de Canela, de Limão, de Hortelã, de Lúcia Lima, de Cidreira, creio que até havia um de Sono Tranquilo, mas de chá verde, da Gorreana ou do Porto Formoso…Nada.
Cansaço, disse eu para os meus botões, o bendito do “nosso” chá verde deve estar mesmo à frente dos olhos e não o vejo. Minutos depois recorri à ajuda de minha mulher que nestas coisas dá logo pela malhada. Sorte macaca, quatro olhos com óculos a percorrer de novo e de fio a pavio a embrulhada de chás expostos, e de chá verde, do “nosso”…Nicles.
Decidimos então perguntar a umas das funcionárias do Modelo se por obséquio nos poderia indicar o caminho secreto para passar aquele labirinto e chegar ao chá verde dos Açores. A menina, pressurosa, acompanhou-nos com gosto, percorreu e remexeu as várias prateleiras e depois disse delicadamente: chá verde não há!
Valha-nos o “Cháverde” do Guilherme Marinho.

3 comentários:

Maria do Céu Rêgo-Costa disse...

No Solmar tem. Da Gorreana e do Porto Formoso. Aliás, o Modelo, desde o seu princípio, sempre teve muito mais marcas "modelo" e "continente" do que produtos regionais. Até a nível dos "frescos". O Solmar, não. O Solmar tem tudo o que é regional. De S. Miguel e das outras ilhas.

Anónimo disse...

Pois, falta de chá, é o que mais se nota por aí ... pelo país todo, aliás. Mas há chá verde em toda a parte à venda. Eu compro. Mas porque é que vai ao Modelo ? Belmiro de Azevedo ? Nãããoooo !!!!

Anónimo disse...

Homem, queres que te traga um pacotinho de chá de são miguel da Terceira? eheheh

abraço

G.