quarta-feira, agosto 27, 2008

A FOME É INIMIGA DA HONESTIDADE


São quase permanentes as notícias sobre a criminalidade e a violência neste mundo de hoje. Por via directa, por via da comunicação social ou da internet, o cidadão comum está em contacto directo e diário com este fenómeno conjunto que tende a expandir-se, sem controlo aparente das autoridades nem solução à vista por parte dos governos.
Não será, com certeza, fácil obter uma resposta eficaz ao problema que se constitui no crime e na violência. Mas o que nos salta aos olhos é o modo superficial e institucionalizado com que se procura o êxito apenas pelas aparências, pelas estatísticas e, obviamente, no fim da linha deste complexo processo. Quero com isto dizer que as propostas de solução anunciadas visam, quase sempre, a acção das forças de segurança, o aumento dos efectivos policias e a maior duração e severidade nos castigos aos prevaricadores. Ora, se considerarmos a pobreza como a base geradora de grande parte do crime, da violência e, naturalmente, da insegurança, no âmbito internacional, talvez por aí se compreenda melhor a questão. Primeiro porque, dizem os especialistas, se pega no assunto pela raiz; segundo porque melhor do que conjecturar sobre o preço de cada homem, será pensarmos que cada ser humano tem o seu limite de sofrimento, sabendo-se, por vezes, o quanto a honestidade depende da fome.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olhe que não. olhe que não. Se assim fosse aumentavam os pedintes e não os criminosos. Outras razões expicam o fenómeno.

http://31daarmada.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

causas, onde se aprende a lutar pela vida, como estas:

http://31daarmada.blogs.sapo.pt/1747308.html

Anónimo disse...

Senhor Galante
crime é o Senhor das Neves andar a conspurcar a paisagem dos nossos queridos Açores com uns cartazes em que, além de termos de parar o carro, temos de ir buscar uma lupa para ler.
Crime é o que se lê nos ditos. Que hipocrita !!!!!