sábado, agosto 11, 2007

Museu Marítimo - Construção Naval





Um pequeno folheto mandado fazer pelos filhos de José Melo, o proprietário deste Museu Marítimo, aqui em Santo Amaro do Pico, convida-nos, em inglês e em português a recuar ao tempo em que os homens de Santo Amaro moldavam madeira para fazer barcos. Os visitantes são convidados a partilhar as memórias e histórias dos homens desta pequena freguesia que contribuiram para a história Marítima Açoriana.
Há algum tempo que estava a pensar visitá-lo. Hoje, finalmente, proporcionou-se a visita que durou algum tempo. Lá dentro, tive oportunidade de ouvir falar de uma História que, não me sendo totalmente desconhecida, serviu, entre outras coisas, para "fincar" em mim mais algumas certezas sobre a importância da construção naval para esta freguesia, esta ilha e para os Açores.
Está assim o sr. José Melo de parabéns pela iniciativa que teve, depois de ter estado emigrado nos Estados Unidos da América. Este é, sem dúvida alguma, um lugar que merece ser visitado e mostrado; porque também cumpre um papel fundamental para a História dos Açores, que se quer de boas e bravas memórias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive lá no ano passado e gostei muito.
Pequeno mas "cheio" de História, e de simpatia por parte de quem me guiou na visita.