terça-feira, fevereiro 27, 2007

Reagir

O Carnaval foi-se embora e com ele os palhaços enfeitados com os seus sapatos largos e os laços de cores sem combinação possível. O Carnaval acabou-se, como começa e acaba todos os anos, e, com ele levou as farsas, os desfiles e os balões cheios de água. O Carnaval foi-se embora, depois de ter estado por aqui, como quase tudo o que conhecemos, e consigo, entre os braços levou fitas, orelhas de rato ou máscaras do diabo, entre perucas loiras e fantasias de princesas, zorros e fadas.
Agora, é tempo de continuar. De preferência rir e agir. Reagir no fundo, já sem limas para atirar ou farsas para encenar. Reagir do fundo.
Fez sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, vinte anos, que morreu José Afonso, figura ímpar da história da cultura portuguesa. Parte integrante da nossa memória colectiva, enquanto povo. Ser-se parte da memória colectiva não significa, porém, estar alojado numa gaveta, coberto por um paninho, para proteger do pó. Nada disso. Quer-se a memória viva. Vivê-la é também uma forma de reagir. Suponho eu. E, porque Zeca Afonso, é um exemplo de homem de coragem; reagindo pela liberdade, pela amizade e pela lealdade entre os homens deste país, termino citando-o e assim prestando-lhe a minha mais profunda homenagem: “ Pombas brancas/Que voam altas/Riscando as sombras/Das nuvens largas/Lá vão/Pombas que não voltam. //Trazem dentro das asas prendas/Nos bicos rosas/Nuvens desfeitas/No mar/Pombas do meu cantar./ Canto apenas/Lembranças várias/Vindas das sendas/Que ninguém sabe/Onde vão/Pombas que não voltam. (Pombas Brancas, Zeca Afonso).
Este mês, especialmente e à semelhança do que aconteceu o ano passado, a coluna “Cultura na Rede”, é substituída por alguns blogues na rede. Isto assim, porque se realiza, nos próximos dias 9, 10 e 11 de Março de 2007, o 2º Encontro de Bloggers, organizado pela MUU, no Hotel Terra Nostra, freguesia das Furnas, ilha de São Miguel.
Boas leituras e até Março.

Nota de Abertura do Suplemento de Cultura do Açoriano Oriental, hoje, dia 27.02.2007.
Colaboram neste número: Nuno Barata, Carlos Riley, Guilherme Marinho, André Bradford,Tiago Tomé, Carla Dias e Rogério Sousa.

Sem comentários: