sexta-feira, setembro 22, 2006

A propósito...

"Há pessoas que são como aviões no ar:
precisam de muita gente a apoiá-los de terra.
Essa que se insinuou a meia-bicha devia ser uma delas:
com um sorriso meteu-se à frente de quatro e só dois resmungaram.
Pouco. Estão habituados ao atropelo.
A espertalheta virou-se para mim a pedir-me a caneta.
"Canetas não se emprestam, mas por ser para si...",
disse eu. E dei comigo de caneta na mão
a oferecê-la áquela que me ultrapassava
e com a minha caneta afinal assinava.
Até os burocratas que destrabalhavam
ao guichê assomaram quando ela firmava.
Eram três (os gentis!) a ouvir pulseiras
que ela tilintava com as suas maneiras
de nada subscrever logo assim às primeiras.
Quando, de língua de fora, ela assina-assinou,
um veio com o mata-borrão e incontinenti lhe secou
a assinatura. Ela sorriu e entregou
o requerimento para sua excelência.
A bicha comoveu-se: teria ela urgência?
Assim se passa de embirrenta intrometida
a senhora por três (e por mim) assistida,
que à beira-guichê é assim a vida..."


"Guichê/2", Alexandre O´Neill

Sem comentários: