sábado, maio 27, 2006

Recomendação de Leitura


"(...) MGM O Mário tem um poema que é muito bonito, em que diz:
"Queria de ti um país de...
MC "De bondade e de bruma"
Olha eu não sei se realmente era isso que eu queria, sabes?
Posso tê-lo querido. Posso ter desejado isso diante de certas adversidades.
O poema também é verdade, é evidente que não te vou dizer mais do que está lá escrito. É aquilo! Não é?
MGM Mas o que é que queria deste país?
MC "O mar de uma rosa de espuma", não é? Para que queres que eu ponha outras palavras que não vão dizer mais do que isto? Acho eu. Vão estragar. (ri)
MGM Eu perguntei o que era para si a saudade? E o Mário deu a resposta de Pascoaes, mas eu queria saber... (...)
MC Como tu sentes! Então eu posso dizer mais do que tu? Tu não tens saudades?
MGM Mas eu sinto como dor...
MC Não, pode não ser dor. Pode-se ter saudade de um paraíso, sabes? Saudades do inferno é que ninguém tem. (ri)
E o Pascoaes disse isso, que a saudade é uma conjunção, um anel, um anseio de um passado já desaparecido e de um futuro também, a chegar. São as duas coisas juntas. Porque tornar presente uma coisa que já passou, já é de alguma maneira futurá-la. Ah, eu tenho ali muitos livros sobre a Saudade...
Agora, é uma coisa um bocado portuguesa, não é? Porque somos um país aqui do extremo da Europa, aqui à beira-mar...não temos muitas hipóteses, então sonhamos, sonhamos muito. Muito...Sonhadores!...Eu há uns dias que tenho saudades, sei lá, de comer uma grande lagosta, tenho saudades de quê? Olha, tenho saudades de voar! (...)"


excerto de Verso de Autografia, livro que surgiu como complemento ao documentário Autografia (filme de Miguel Gonçalves Mendes sobre Mário Cesariny), editado pela Assírio e Alvim, em 2004.

Bom Fim De Semana!