quinta-feira, março 30, 2006

Croniqueta XVI ou a Fífia é uma madame ou sai uma Fífia no feminino



A Fífia é, à moda das novelas brasileiras, uma dondoca, à qual falta, para a riqueza do quadro, o cão grande a passeá-la no calçadão e ela de fato de treino apertado, vermelho de riscas brancas, com o casaco amarrado à cintura e uma T-Shirt a dizer: Kiss me. A Fífia é mulher de aparências. Apanhamo-la em marcha, aos Domingos de manhã, no Shopping, com um monte de jornais debaixo do braço, as calças de ganga fora de moda, afuniladas, tapando os tornozelos grossos, que ela tem e esconde.
Mas, no Carnaval, entre bailes e bailaricos, lá estavam eles gordos e roxos, porque apertados pela sandália, debaixo das meias, a brilhar. Luzídios.
A Fífia não lê e há até quem diga que só compra um jornal, porque o resto do maço são revistas do tipo das "Gentes" e "Vips", para as quais uma Fífia como esta tem que estar sempre atenta. Ver bem as caras das figuras reais, decorar os estilos das madames do continente, os estilistas e as casas dos famosos.
A Fífia gostava de participar no Circo das Celebridades e, no lugar do José Castelo-Branco ser ela a artista da sensação; ter as pessoas a falar dela, do lindo aspecto dela, das gargalhadas que faz as famílias silvas deste país dar, quando, sentada num elefante, qual rajá, ela aparecesse na Televisão nacional. (Nunca se sabe, se daqui a uns dias, não a veremos dependurada num elefante branco.) Estrela das televisões nacionais. Um sonho (ou não!). A Fífia não é mulher de certezas, mas de suspeições. Suspeita disto e daquilo; fala alto; esbraceja e, se irritada, treme da voz, como se fosse uma picadora. Mas não pica. Nem belisca.
Não lê livros. Lê os resumos na Internet nas lojas online da Bertrand e da Fnac. Na estante, a colecção do Reader´s Digest, oferta do faqueiro, que comprou na tabacaria; mais dois ou três livros do tipo: "Saiba como pode ser famosa" ou, então, " 1001 ideias para a casa".
Mulher para a frente, a Fífia recusa ajudas de alguém, mesmo quando se lhe rebenta um cano, menos prevenido e a água a alaga, além dos tornozelos (o que nela é uma vantagem!). A Fífia parece uma vassoura de arame; uma espécie de candeeiro, cuja faísca das luzes, quase a morrer, a deixam num estado de nervoso-patético; trocando o seu passo e o dos outros. Casada, mas independente. Muito independente e fazendo questão de o repetir mais de duas vezes por dia, a nossa Fífia, feminino do Fífia, não cozinha. Não tem tempo. Não corta a relva. É trabalho de homem. Não criou os filhos. Teve amas. A Fífia é mulher de estatuto. Porém, vive admirada, porque, ao contrário das outras mulheres do seu estatuto, não aparece tantas vezes nas revistas, dando beijos nas crianças e abraços nos velhinhos; passeando, líricamente, à beira da lagoa das Sete Cidades.
Nunca teve a alegria de se ver nas capas das revistas vestindo o vestido mais caro que comprou; usando o penteado mais parecido com o da Lili Caneças, de quem é admiradora incondicional; ou então calçando aquele sapatinho, último modelo da Feira de Carcavelos ou do Relógio.
A Fífia sofre do síndrome de superioridade. Para além disso, está quase sempre completamente fora dos acontecimentos e ainda não conseguiu perceber o que querem dizer as indicações protocolares: traje de passeio; traje de gala ou traje de soirée. Tudo demasiado complicado. Daí que apareça variadíssimas vezes com as mesmas roupas em várias ocasiões para as quais é convidada; como se em todas elas, o traje fosse o de gala.
Virá daí a forma do tornozelo? Não sei.
A Fífia não escreve, dita. Não lê, resume. Não ouve nem escuta, finge e adora mandar nos homens. Sente-se, não menor, não igual, mas superior. Muito melhor. Então não se vê pelo arranjo da popa, que a caracteriza?
A Fífia não fala, palra. A Fífia não ensaia, decora; não se comove, choraminga; não se analisa, convence-se; não se procura, diz ter nascido em si própria. Orgulhosa. Mandona. Egoísta. A Fífia é como um balde de pouca areia para fazer castelos. Faltam-lhe as pás; as conchas e o sorriso de menina, (que podia aprender com os outros), mas que ainda nunca mostrou...