quarta-feira, março 22, 2006

Croniqueta XIV ou o Fífia é uma palavra esquecida ou Ode ao Fífia




No dia Mundial da Poesia,
O Fífia foi ao Hospital
Porque a alma lhe doía,
Porque tinha em si um mal.
Uma dor nele morava
Uma aflição lhe batia
Mas quanto mais ele tentava
Menos lhe saía a Poesia.
Leu Bocage, Antero, Camões
Chegou até a ler Florbela
Mas, nem poemas…nem canções
Nada. Só lhe valia a goela!
Nosso Fífia é bom cantor,
Gostava de ser artista
Aparecer como um actor
Numa capa de revista.
E falar pró jornalista
Dos seus jeitos de poeta;
Dizendo em toda a entrevista
Que Fífia rima com Atleta!
Porque as palavras corridas
São como cabelos no vento
Umas ficam ardidas
As outras são do momento.
Já se vê na montra da livraria
De bigode e capachinho
Título: Palavras em Correria.
Da Editora: Caminho.

Bota, Pantufa, Sandália
Ai que inventário calçado.
Ele: Escrevo melhor que a Natália!
Eu: Dêem-me um Fífia calado!


Pensa agora no Nobel da Literatura
Tem a certeza que vai ganhar
Vai treinar a Assinatura;
Depois sentar-se a esperar.
Poetas, como este Fífia amigo;
Há deles como grãos de areia;
Uns vão zangar-se comigo;
Outros ficam de cara feia.
Mas no dia Mundial da Poesia
Que já passou há um quarto de hora
Tinha que falar do Fífia
Antes de me ir embora.
O Fífia não rima com Poesia,
Nem com poemas, nem escritores.
Não rima com o meu dia;
Não rima com os comentadores;
O Fífia é isto e mais nada.
Uma escada subida.
Uma porta fechada.
Uma palavra esquecida...

2 comentários:

Rodrigo de Sá disse...

No dia Mundial da poesia,
Conheci o meu amigo Fífia.
Como ele há muito não se lia.

No Ardemares deixei recado:
Gostei do poeta apressado,
Tanto que não posso ficar calado.

Quero dizer a toda a gente
Que o poeta fala o que sente.
É mentira se disserem que mente.

Fífia nasceu no início da semana.
Poeta e excelente figura humana.
Mais um produto de marca, Mariana.

Mariana Matos disse...

Well done! ;)
Obrigadas.