sexta-feira, julho 08, 2005

New York, Bagdad, Madrid, London.

REPITO!

(...)
Nós deixamos que decidam por nós que rosto têm estes homens e mulheres. Dão-nos caras de líderes e siglas para odiarmos, mas na realidade são Juans e Carmens, Muhameds e Fátimas, que cometem estas atrocidades. São filhos, mães, irmãos, vizinhos, gente com sonhos de vida, de família, de cidadania. O que os leva a ver a solução, a saída para o seu desespero existencial, num acto que é um fim, sem princípio.
Não podemos cair no mesmo erro que lhes facilita esta carnificina. Para eles nós somos brancos, europeus, cristãos, americanos, espanhóis, anti-árabes. Assim é mais fácil matar. Mas isso não é verdade. Quem morre são também Juans e Carmens, Muhameds e Fátimas. São filhos, mães, irmãos, vizinhos, gente com sonhos de vida, de família, de cidadania. Afinal somos todos iguais.
Eu gostaria de imaginar que vos poderia garantir que, ultrapassa totalmente o meu comportamento existencial, eu ter a capacidade de cometer tal acto. Que nem que a minha tribo sofresse um holocausto, nem que destruíssem a minha aldeia, assassinassem os meus progenitores, violassem as mulheres da minha vida, tirassem o pão da vida da boca esfomeada dos meus filhos, me deixassem sem razão de vida que não a vingança, que eu nunca, nunca …
Agora, aqui, protegido de tudo isso, digo que sim, nunca.

in :ilhas, Quinta-feira, Março 11, 2004

7 comentários:

JNAS disse...

Lamentável e quase obsceno...o texto e a imagem !

gm disse...

"Era uma vez duas serpentes que não gostavam uma da outra. Um dia
encontraram-se num caminho muito estreito e como não gostavam uma da
outra devoraram-se mutuamente. Quando cada uma devorou a outra não
ficou nada. Esta história tradicional demonstra que se deve amar o
próximo ou então ter muito cuidado com o que se come."
ANA HATHERLY

Caiê disse...

Para mim, é tão chocante ver arder um inglês como ver arder um muçulmano... qual é a diferença? são dois seres humanos, ou não são?

carlos disse...

Uma das consequências da cartografia do imperialismo bélico inglês, diligentemente publicado pelo Tózé, retira algum sentido ao que disse a Caiê, ou seja, há seres humanos que são ingleses e muçulmanos ao mesmo tempo e, pelos vistos, era precisamente esse o caso dos terroristas que apanharam o comboio de Leeds e Luton para a estação de King's Cross.
Se o discurso escolhido for o da guerra das civilizações, então acho que seria mais apropriado publicar um mapa da Expansão Portuguesa nos séculos XV-XVI.

Caiê disse...

Sim, o Carlos tem razão quanto a isso da dupla nacionalidade ou até à questão da nacionalidade e religião, vendo por outro prisma. A Commonwealth tem que se lhe diga...

carlos disse...

... e a Caiê tem toda a razão quanto à Commonwealth tem muito que se lhe diga.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Honda cb450 coil test Compactflash ultra ii Appalachian trail hiking north carolina 86 isuzu trooper toyota timing belt noise Thick latinas pictures big clip fucked getting milf nurse tit Plastic surgery rhinoplasty sydney Used audi for video free sex party girl Free consultation cheapest ambien generic