quinta-feira, maio 12, 2005

Resposta ao Questionário

Não podendo sair do Farenheit 451, que livro quererias ser?Um livro em Branco.
Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?
Apanhadinha é uma palavra que não gosto muito. Mas, sim, já houve personagens que me fizeram pensar que se eu fosse este ou aquele…Na minha infância (cá volto eu à recordação infantil!) havia a Anita, os livros da Anita que, eu, pura e simplesmente, adorava. Havia Anita na praia, na festa de anos, na neve…enfim. A Anita era uma personagem espectacular. Mais tarde, foram os livros de quadradinhos ( eu nunca gostei dos cinco) e, nessa altura, era a Turma da Mónica, e eu adorava a Mónica e o seu fabuloso coelho azul. Personagem de ficção nos tempos que correm, lembro-me do Ega de Os Maias, Monsieur Le Queimado, uma personagem de Vitorino Nemésio, de um texto escrito em francês, chamado Le Mythe de Monsieur Queimado, do Carlos, de A Morte de Carlos Gardel de Lobo Antunes e do gato de Histórias de uma Gaivota e do Gato, que a ensinou a voar.
Qual foi o último livro que compraste?A última vez que fui a uma livraria foi Sábado. Comprei “Jerusalém” de Gonçalo M. Tavares.
Qual foi o último livro que leste?Portugal Hoje, o Medo de existir. De José Gil.
Que livros estás a ler?
Neste momento estou a ver o “1”de Gonçalo M. Tavares.
Cinco livros que levarias para uma ilha deserta. Levava “Poesia ( 1935-1940)” de Vitorino Nemésio; “Terras de Lídia” de Maria Orrico; “Signos em Rotação” de Octávio Paz; “Poesias Completas” de Alexandre O´Neill e um livro de quadradinhos do Tio Patinhas, por exemplo. Sim, porque eu não vivo sem me recordar da minha infância.

Três pessoas a quem vais passar o testemunho e porquê?

À D. da gata preta, porque sei que ela vai gostar!

Ao Vent(ilha)dor, porque acho que vai gostar!

Ao GMarinho, porque tenho a certeza que vai a(cha)r piada