Em Julho de 2009, a autarquia de Ponta Delgada queria mais pessoas a viver no Centro Histórico e defendia um novo rumo para a reabilitação do comércio tradicional.
Na altura, este era o grande Projecto de Revitalização do Centro Histórico e surgia no âmbito do programa REVIVA.
“De volta ao Centro Histórico” arrancava a 1 de Agosto. Terminava a 31 de Outubro e visava, diziam as notícias, a recuperação de imóveis destinados à habitação, ao comércio e à cultura, bem como à promoção do comércio tradicional e da restauração.
O calor do verão e a campanha para as eleições autárquicas traziam a autarquia de Ponta Delgada “ de volta ao Centro Histórico” e, com ela, as promessas de revitalização do comércio tradicional, de viver no centro da cidade e de criação de parcerias com os agentes locais para promover, exactamente, esse Centro Histórico.
Em Ponta Delgada queria criar-se “ a moda de viver no Centro Histórico da cidade”…Mas, 31 de Outubro já se foi e nunca mais se ouviu falar dessa moda, que antes dos saldos, já tinha sido, perfeitamente, ultrapassada.
Entretanto, ao fundo do túnel, outras promessas chegaram e passaram à frente: um Museu novo, anunciado no início desse Outubro da “moda de viver no Centro Histórico da cidade”, que seria construído de raiz, e uma área comercial a nascer por cima de uma Central de Camionagem a construir defronte do Coliseu Micaelense.
Mas, voltemos atrás – de volta ao Centro Histórico – à campanha que era até 31 de Outubro, sobre a qual se viram mupis e spots com pessoas sorridentes e lemas como “É bom dar e saborear”; “ É bom gerir uma loja bonita”…É bom. Claro, que é. O que não é bom é nunca mais se ter visto nada sobre isso.
É mau termos assistido ao ruir parcial de uma fachada de um edifício já depois de Outubro de 2009, e antes das Festas do Senhor Santo Cristo de 2010, a 26 de Abril, no canto sul da Rua de São Miguel…
É mau ouvirmos a autarquia criticar o Governo, a esse propósito e lavar as mãos dessa obra que prometia ser bom “dar e saborear”, como se já não soubesse o que sabia em Julho de 2009.
É péssimo perceber que afinal essa campanha não passou de uma mera campanha de marketing promovida em final de mandato autárquico, que nunca mereceu da parte da autarquia um balanço rigoroso.
Não se sabe o número de pessoas que transferiram residência para o Centro Histórico nem são conhecidos dados sobre o número de casas ocupadas no âmbito dessa campanha de Outubro de 2009.
“É bom renovar um Sonho Antigo” era outra das mensagens associadas ao lema da campanha que queria levar gente “De volta ao Centro Histórico”…Afinal, está visto tudo não passou do mero discurso de “sucesso garantido”.
No entretanto, passaram a ser moda Oscar Niemeyer, um prémio de mulher do ano e, entre outras coisas, Serralves. A hipótese de ser “ câmara fundadora” como Viana do Castelo, Porto, Matosinhos, Santo Tirso ou Ovar apagou o “sonho antigo”, que era bom.
Há coisas incríveis. Esta é uma delas…
2 comentários:
Menina Mariana... a senhora Governanta continua a correr o mundo acompanhada pela sua comitiva a ver "exemplos de cidades"... tenho a impressão é que ainda não encontrou nada de jeito... e por isso, continuará a correr o mundo... até que chegue o dia que "correrremos" com ela...
Ah pois é! O Reviva foi isso mesmo uma campanha de marketing e pelo pouco que sei ainda serviu para ajudar alguns amigos.
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