terça-feira, dezembro 27, 2011

Tomar partido



Começo o último “Serenamente” de 2011 com a sensação (dolorosa) de deixar coisas por dizer a “alguéns” que o tempo me fez perder dos passos por razões variadíssimas.
Ou porque me morreram ou porque se calaram para não mais voltar a falar.
Ensinou-me quem me ficou de um momento para o outro desaparecida num dia assinalado no meu calendário deste ano da graça de 2011 que não se pode viver sem tomar partido, que não é possível estar bem com “deus e com o diabo” e que “quando o dedo aponta para a lua, o imbecil aponta para o dedo”.
Ensinou-me (assim) coisas importantes, que me levam a escrever esta coluna (semanalmente) usando por herança um subtítulo, o “Serenamente” com acordo familiar…E é com orgulho que o escrevo (quase) todas as semanas.
Ora então aqui vai mais este com os votos de um bom ano para todos e o conselho que a noite de natal em que escrevo este texto (um dia inesquecível de ausências) me dá.
Os tempos que se avizinham, dobrada a folha do calendário do dia 31 de Dezembro, pedem que sejamos civilizados, implicando isto entre outras coisas, que tenhamos a capacidade de tentar criar consensos.
Essa tentativa (que não é tentação) não pode, porém, significar que nos acantonemos sem opinião ou sem nos posicionarmos claramente, tomando partido.
O tempo que aí vem pede que lutemos todos os dias para acabar com o avesso da “Gente” que vibra nos versos de Ana Hatherly no poema “Essa Gente” (1929). Pede também que tenhamos a capacidade de perceber que os que se acomodam no imediatismo dos dias devem ser postos na rua!
Não servem aos Açores aqueles e aquelas que se dão bem “com deus e com o diabo”; os que navegam em mares sem ondas, que ficam parados, ancorados aos lugares comuns de que a dupla existência os enforma.
[“Uma nêspera/estava na cama/deitada/muito calada/a ver o que acontecia/Chegou a velha/ e disse/olha uma nêspera/e zás comeu-a. É o que acontece às nêsperas que ficam deitadas/ caladas/a esperar/o que acontece.” Rifão Quotidiano, Mário-Henrique Leiria”]As críticas e o confronto de ideias permitem-nos avançar e evoluir. Mas só vale a pena essa atitude com os que nos olham “olhos nos olhos”, sem capa, sem disfarce e sobretudo com a coragem dos homens e das mulheres de bem.
Espero assim que a saúde encha as casas dos meus leitores com dias saudáveis e felizes, que a inimizade vivida a paredes meias com a inveja dê lugar aos homens e mulheres frontais que Raul Brandão disse ter visto por aqui, que Vitorino Nemésio elogiou e que Natália Correia imortalizou no nosso hino.
Ainda é tempo de tomar partido. Não se pode viver sem tomar partido: uma ideia, um ideal, um sonho (qualquer que seja).
“Mais vale um ponto de vista do que um ponto na vista”. O último ponto objectiva a cegueira dos homens, que sendo propositada, nos mata a todos, mais um bocadinho…
E para cegos já bastam os que, querendo muito, não conseguem (mesmo assim) ver…

quarta-feira, dezembro 21, 2011

terça-feira, dezembro 20, 2011

"Sai um voluntário para a mesa 5!"


Quero acreditar, como provavelmente a maior parte das pessoas, que o conselho de Pedro Passos Coelho aos professores desempregados, para que emigrassem, não passou de um erro de comunicação, copiado aliás do seu Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que há um mês sensivelmente, aconselhou também os jovens a emigrar…
De outro modo, apenas se pode pensar que a emigração representa para o Governo da República uma espécie de “zona de conforto” ou qualquer coisa que se esconde para debaixo do tapete, evitando-se os problemas…
Falando em erros de comunicação também quero acreditar que não passou disso o anúncio de Sábado passado da líder do PSD/Açores quando prometeu, a propósito de voluntariado, que um Governo social-democrata, iria criar “incentivos para motivar o exercício de voluntariado nas ilhas”.
Não consegui perceber a promessa? Incentivar e motivar o exercício de voluntariado nas ilhas (ou onde quer que seja) cheira-me a redundante e obtuso, pois o facto de alguém querer ser voluntário (por maior ou menor fingimento que o acto em si conserve) já representa que está motivado e incentivado.
De modo que apenas se pode depreender que se pensa pagar às pessoas para serem voluntários. Ora isso deturpa a acção de voluntariado. E transforma quem o pratica em voluntário “part-time” ou voluntário “biscate”, o que convenhamos deturpa em todos os sentidos a palavra “voluntário” que nem no acordo ortográfico, o novo, encontra abrigo.
É o mal de andar a anunciar coisas por aqui e por ali sem as explicar. O que não é explicado fica assim…imperceptível.
E por falar em anúncios e à vista da notícia sobre a nova Filarmónica da Fajã de Baixo, lembrei-me de uma outra notícia de Março de 2010. Onde andará a Banda Filarmónica Municipal de Ponta Delgada?
Era uma espécie de “Lira Açoriana” em moldes municipais, que contaria com mais de 30 elementos e já tinha até nome de maestro.
Representava a terceira componente musical neste terceiro mandato, dizia a notícia da altura, anunciando que envolveria os artistas locais e iria propiciar mais oportunidades de sensibilização das populações. Caberia à nova filarmónica a realização de 5 concertos por ano.
Passou-se 2010. 2011 já quase se extingue…
A D. Gertrudes que é voluntária na Casa de Saúde da Fajã de Baixo confidenciou-me há dias, no seu amanho verbal característico, que “de boas intenções está o inferno cheio”…
E está mesmo. De boas intenções, de demagogia e de promessas que o tempo leva, mas a memória não deixa apagar nem, por mais que sejam os apelos, emigrar…

terça-feira, dezembro 13, 2011

Um par de sapatos e os “Super-Heróis dos Açores”



À vista de um par de sapatos pendurado pelos atilhos num fio de electricidade, numa das ruas da cidade, em frente a um estabelecimento comercial, numa tarde de Domingo cinzenta e triste, fria e (quase) silenciosa, dei por mim a pensar na importância de sermos criativos e inovadores.
Não faço ideia da razão pela qual alguém pendurou um par de sapatos num fio de electricidade. No entanto, a imagem – que até fotografei – não deixou de me fazer sorrir. Pensei que tanto podiam estar a secar como poderiam ser uma forma de apelar à compra de sapatos na loja que fica defronte…
Seja como for não deixa de ser engraçado e prova que a pessoa que o pendurou ali tem sentido de humor. Ninguém – por mais ruim que seja – fica indiferente ao ver um par de sapatos pendurado pelos atilhos num fio de electricidade…
Também este fim-de-semana estive a ver com mais atenção os novos produtos que a Moaçor lançou para as crianças. São duas novas bolachas: as “mini – Mulatas” e as “mini – Marias”, Moaçor Kids.
Estes novos produtos juntam-se a outros já lançados pela empresa, anteriormente e dão vida ao “Moa” que se alia, agora, ao Gex, ao Pórki e à Váki.
Eles são os “Super-Heróis dos Açores” e têm site (em www.Super-herois.com). Lá, para além de actividades para os mais pequenos, encontramos informações sobre os valores nutricionais, o modo de preparar, onde comprar os produtos e brindes que vão de canecas a réguas, passando por T-Shirts coloridas e muito engraçadas.
Estão assim de parabéns todos os criativos empreendedores regionais que criaram e divulgaram estes “Super Heróis dos Açores”, que são a “cara” de produtos regionais, vendidos a preços simpáticos e que fazem a alegria das crianças.
Arrisco deixar uma sugestão: falta ao Moa, ao Gex, ao Pórki e à Váki uma canção. Uma que fique no ouvido, (como me ficou a do Bongo ou do Vitinho), ou como fica agora (goste-se ou não) a da Popota e a da Leopoldina. Uma canção que os identifique, também, entre os mais pequenos…
Gosto muito de ver os empresários regionais a apostar no que é nosso e a fazer o que de melhor se faz “lá fora” com criatividade, inovação e sentido de humor aqui entre a gente.
Porque até para fazer sorrir a mais pequena das crianças vale a pena comprar as bolachas do “Moa”, que é gordo, grande e roxo. Um “Super-Herói dos Açores” que vai ajudar os meninos e as meninas a serem saudáveis e fortes! De modo tão simples como sorridente e simpático.
Soubessem mais de nós ser assim – sem precisar de holofotes para sê-lo – e o mundo, esta bola que nos envolve e, sem aviso, nos enclausura, era muito melhor.
Por mim não sou muito exigente: basta-me um par de sapatos pendurado num fio de electricidade e o “Moa” a saltitar no pacote que os mais pequenos cá de casa trouxeram da festa da escola.
Sendo tempo disso: Boas Festas!

terça-feira, dezembro 06, 2011

Políticos Fagundes




E veio-me à memória um Fagundes arrumado nas minhas recordações, como a incógnita criatura que escreveu cartas anónimas para Bruxelas. Cartas que pretendiam ser denúncias, sem rosto, sem traço, sem cheiro, sem nada…
Nunca se soube (ao certo) quem era o “Queixinhas” Fagundes. Sabendo-se só o apelido e, por isso mesmo, percebendo-se o carácter e desse modo antevendo-se a pena que escreveu as missivas.
Não se pode dizer que Fagundes tenha sido uma espécie de “Prometeu Agrilhoado” ou de “Eneias” ou “Sancho Pança” (heróis de papel e tinta, criados para alimentar o nosso imaginário fantástico); mas pode com toda a certeza afirmar-se que o Fagundes foi, naquele tempo, a figura mais explícita da cobardia política…da falta de humildade e da crueldade utilitária.
Pode ainda afirmar-se a avaliar pela prestação do Grupo Parlamentar do PSD/Açores – na última sessão plenária do Parlamento Regional – que há políticos que são como Fagundes e que há Fagundes que são como políticos.
Ora não pode a verdade digna de confiança desaparecer da vida pública dos políticos. Assim que ela desaparece – veja-se o que está acontecer em Portugal – desaparece o principal factor de estabilidade entre os políticos e a comunidade que devem servir.
De que nos servem políticos Fagundes que passam a vida a desferir golpes seguidos contra a verdade dos factos? Para que nos servem políticos Fagundes que usam e abusam da insinuação como arma de arremesso político?
De nada. E até mesmo quando esses políticos – os Fagundes da nossa praça – se recusam a acreditar na verdade de qualquer coisa, por mais estabelecida que ela esteja, não passam de meros cidadãos – que são políticos – incapazes de exercer o seu dever de cidadania, apesar de lhes terem sido dadas todas as competências para isso.
As pessoas estão cansadas das insinuações atiradas para o ar pela boca de gente pequena, por políticos Fagundes. Das suas suspeitas demagógicas, das suas propostas inalcançáveis, dos seus propósitos escondidos e cobardes.
E a um ano de eleições regionais é tempo de lutar (cada vez mais) diariamente, sem perder um minuto, para que todos tenham um tecto para se abrigar, água potável, comida, energia, educação, saúde; dinheiro para pagar os seus compromissos (a casa, o carro, etc), os estudos dos filhos; criar postos de trabalho, manter outros tantos, apoiar o comércio tradicional, todas as empresas. Enfim tudo aquilo de que é feita a vida de todos os cidadãos, que elegeram políticos para isso. Nunca para menos do que isso.
Esqueçam os Fagundes da política açoriana os jogos de manipulação, deixem de tentar desenraizar o povo açoriano das suas mais firmes convicções e lutem, lutem com todos a bem dos Açores.
Abaixo o barulho dos homens maus. Abaixo o silêncio dos homens bons. É tempo de deixar as insinuações e passar ao dia seguinte. Amanhã. Ao futuro.

domingo, dezembro 04, 2011

Pecar por Omissão...

Na passada semana, realizou-se, na cidade da Horta, o debate do Plano e Orçamento para 2012. Neste debate, aprovamos, provavelmente, o Orçamento mais importante dos últimos anos, pois nele consta um conjunto de medidas e instrumentos de investimento, de apoio as empresas e de apoio às famílias açorianas, numa altura em que a tormenta da crise se aproxima cada vez mais rápida.

Neste debate, o PS, conjuntamente com praticamente toda a oposição, fez propostas de alteração específicas e concretizáveis, de acordo com o que considera prioritário. Infelizmente a única excepção a esta regra foi o maior partido da oposição - o PSD - que preferiu esconder-se atrás da demagogia, do populismo e da insinuação maldosa, a fazer propostas concretas, perceptíveis e que dessem algum contributo no minorar da situação difícil que as medidas de austeridade de Lisboa nos colocarão em 2012.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, em articulação com o Governo, apresentou um conjunto de propostas para reforço de verbas em algumas áreas que nos pareceram essenciais nesta fase, como sejam, ao nível do Turismo, Educação, Juventude, Pescas, Desporto, Solidariedade Social, Apoio à Infância, Reabilitação Urbana, Saúde, Gestão de Resíduos, Rede Viária e Transportes.

Foram 20 propostas de alteração ao Plano e 7 propostas de alteração ao Orçamento, num valor global de cerca de 14 Milhões de euros, que constituem uma mais-valia para os Açores, implementadas da melhor forma pelo Governo Regional.

Não concordei com muitas propostas dos partidos da oposição, por considerar que não eram adequadas à conjuntura ou mesmo porque tinham prioridades de investimento para a região diferentes das minhas. Como também concordei e votei favoravelmente outras propostas, porque as considerava muito válidas e pertinentes, de diferentes partidos como o PCP, o BE, o CDS/PP e o PPM.

Mas o que não posso conceber em democracia é que um partido, com grandes responsabilidades como o PSD, passe o embaraço, perante todos os açorianos, de não conseguir explicar as contas das suas principais propostas. Foi constrangedor ver o PSD, no Parlamento Regional, ser questionado pelo PS, pelo Governo e pelo CDS/PP, por mais de trinta vezes, como conseguia explicar os números das suas propostas.

Acabamos por perceber que as principais propostas do maior partido da oposição, que tinham sido alardeadas como um grande “corte nas gorduras da Região” e como potenciadoras da salvação de muitas empresas, não só não estavam fundamentadas tecnicamente, como ponham em risco a concretização do próprio Plano de Investimento da Região em algumas áreas essências, como a promoção turística da nossa terra no exterior.

Assistimos, incredulamente, a este partido propor cortes de 20 milhões de euros no Orçamento e verificarmos que se enganou em 15 milhões, anunciar a dívida da região autónoma em 2500 milhões de euros e percebermos, pela voz da sua própria líder, que se enganaram, imagine-se, em cerca de 1000 milhões de euros, como também propor aumentar os apoios às autarquias para facilitar a execução de investimentos com co-financiamento comunitário, e concluirmos que, da forma proposta pelo PSD, se acabaria por pagar mais do que as obras custavam.

Mas se a incompetência na propositura causa embaraço a quem a consubstancia, a insinuação, por ser escondida, é dos actos mais censuráveis tanto na vida como na política. Pois neste plenário, aquando da discussão na especialidade, assisti à situação mais lamentável que conheci da parte do PSD/Açores.

O seu líder parlamentar, ao não conseguir explicar uma determinada proposta de alteração ao Orçamento sobre o “corte nas gorduras”, “deixa no ar” a insinuação de que um gabinete de um Secretário Regional teve uma conta de telemóvel no valor de 4000 euros. Por diversas vezes, o líder parlamentar foi instado pelo PS, CDS e Governo a concretizar a sua insinuação. Mas o líder do maior partido da oposição preferiu sempre deixar no ar a insinuação, (apesar de em aparte por diversas vezes apontar para o Governante em causa) a permitir que o acusado se pudesse defender.

Da parte do Governo dos Açores, admirei a postura de, imediatamente, o Secretário da Economia, ter-se levantado e explicado o erro ocorrido, que permitiu que o consumo de 11 telemóveis do seu gabinete tivesse chegado a esse valor, tendo inclusive apresentado as médias do seu consumo mensal de telemóvel abaixo dos 100 euros.

Este episódio triste, que marca a discussão do Plano e Orçamento para 2012, diz-nos muito sobre o estado do maior partido da oposição. Um grande partido, desorientado, sem ideias novas, que desesperadamente precisa de poder e que está disposto a tudo para lá chegar: às propostas populistas, mesmo que não sejam concretizáveis, à repetição da banalidade, e à calúnia escondida, que impossibilita a defesa do ofendido.

Esperava-se mais de um partido com a história do PSD!